Encontro Sesc Povos do Mar e Herança Nativa

O projeto pioneiro idealizado e desenvolvido pelo Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, tem como objetivo promover a visibilidade e a valorização das comunidades litorâneas, que apresentam oficinas, vivências e histórias de vida durante os cinco dias de atividades.

Durante o encontro, as comunidades, mapeadas e visitadas pela equipe da instituição no decorrer do ano, constroem atividades e propostas no Sesc Iparana Hotel Ecológico. O legado do projeto pioneiro é a construção e consolidação de uma rede social forte e que é continuada para além da programação proposta pelo Sesc. Os povos trocam experiências, unem-se em causas comuns e ganham força para defesa de suas identidades e tradições.

Ao longo da programação são realizadas atividades baseadas em cinco eixos: Sabores, Saberes e Saúde; Feito a Mão; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras; e Dragões do Mar, novidade desta edição. Cada um deles pontua aspectos ligados ao mar e aos que nele habitam.

No eixo Sabores, Saberes e Saúde, o foco é a socialização das práticas alimentares e de medicina tradicional dos povos do mar. Como exemplo, a socialização com o público do peixe Camurupim na brasa, assado de forma tradicional. O eixo Feito à Mão reúne artesãos, ofícios e técnicas desenvolvidas pelas rendeiras, por exemplo, através de práticas e trocas de experiências entre as comunidades.

O Meio Ambiente e Sustentabilidade é o eixo que traz experiências de ONGs, associações e de protagonistas das próprias comunidades sobre as questões do clima e da preservação ambiental, como o Turismo Cultural de Bases Comunitárias. Através dele, surgiu o Projeto Sesc Conversas Flutuantes, que integra também a programação do Encontro Sesc Povos do Mar e leva discussões e ensinamentos em vivências de barco pela foz do Rio Ceará, proporcionando ainda a revitalização da região e a ressignificação do ofício dos barqueiros.

O eixo Cantos, Danças e Brincadeiras reúne expressões artísticas e comunitárias dos povos do mar, congregando e fomentando as brincadeiras e as culturas de tradição oral, como a dança do coco, reisados, bois e bonecos. Já o eixo Dragões do Mar desenvolve, de forma específica e sistêmica, programações que refletem acerca da utilização do tempo livre e o aprendizado de esportes náuticos. É neste eixo que acontecem as corridas de canoa e a visita ao navio Mara Hope, naufragado na costa da capital cearense.

Ao todo, participam cerca de 300 mestres e representantes das comunidades litorâneas mais distantes, além de 100 representantes das comunidades vizinhas. A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas participem da programação.

Encontro Sesc Herança Nativa

No Ceará tem índio sim! E são pelo menos 14 povos, do litoral ao sertão, que o Sesc reúne no Encontro Herança Nativa, além dos povos quilombolas e ciganos, culturas das serras, chapadas e sertões. Todos formam a multiplicidade das culturas de tradição oral no estado e nos permitem vivenciar tudo de perto durante a programação, que neste ano, realiza o primeiro Encontro de Loiçeiras do Ceará.

A iniciativa busca valorizar e difundir as culturas dos povos indígenas cearenses que estão organizados em 18 municípios, apresentando seus saberes fitoterápicos, ritos e festejos. O encontro reúne culturas dos povos Tremembé, Tapeba, Jenipapo-Kanindé, Pitaguary, Kalabaça, Tapuia Kariri, Tubiba Tapuia, Gavião, Anacé, Kariri, Potyguara, Tabajara, Kanindé e Tupinambá, que participam da programação através de processos dialógicos.

No encontro, acontecem socializações de práticas alimentares com o objetivo de compartilhar a identidade e memória cultural dos povos. A programação também reúne oficinas como: artesanato; adereços e esculturas indígenas; arco e flecha; danças, torés e toréns.

Quem pode participar?
A programação é gratuita e o acesso a visitantes é livre

Quero me hospedar, posso?
O Sesc Iparana Hotel Ecológico disponibiliza pacotes especiais para quem quer se hospedar e ainda vivenciar integralmente a programação dos Encontros Sesc Povos do Mar e Herança Nativa.

Voltar