Fecomércio divulga pesquisas de Confiança do Consumidor e Empresário

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), está divulgando nesta quinta-feira,(19) o resultado das pesquisas: Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) e o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC). Ambas pesquisas mostram aumento da Confiança.

ICC
O Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza teve o aumento de +5,3%, passando de 90,5 pontos, em setembro, para 95,3 neste mês. A recuperação é importante, pois ocorre no quadrimestre de maior faturamento do varejo.Segundo o levantamento, realizada pela Fecomércio-CE, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), o resultado do ICC foi influenciado pelo crescimento dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente, que teve melhora de +4,4%, passando de 85,7 pontos para 89,4 pontos no período analisado; e o Índice de Situação Futura, que teve ampliação de +5,9% atingindo o patamar de 99,2 pontos.

Expectativa dos consumidores
Nos últimos anos os consumidores têm sentido os efeitos do ambiente econômico adverso, marcado pelo baixo crescimento, juros elevados e aumento do desemprego. Nesse cenário, observa-se que o consumidor de Fortaleza tem sido cuidadoso nas compras, preservando sua capacidade de pagamento para aquilo que considera essencial ou aproveitando o calendário de promoções e liquidações.

Esse sentimento se reflete no Índice de Situação Presente, que se manteve no campo do pessimismo, ou seja, abaixo de 100 pontos, desde o final do primeiro trimestre do ano passado. Com o resultado de outubro há uma nova indicação de reversão da tendência de pessimismo, mostrando uma melhoria nas expectativas dos consumidores, com 33,2% dos entrevistados afirmando que outubro é um bom mês para a compra de bens de consumo duráveis.

De acordo com a pesquisa, os que demonstram maior otimismo são os consumidores do gênero masculino, com 35,2%; o grupo com idade entre 18 e 24 anos, 35,9%; e os que possuem renda familiar superior a dez salários mínimos, pontuando 43,5%.

A pesquisa também revela que 52,8% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 67,9% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

Também foi observado que a maioria dos consumidores de Fortaleza está preocupada com o ambiente econômico nacional. Segundo o levantamento, 64,2% dos entrevistados descrevem esse ambiente como ruim ou péssimo. Esse sentimento recebe influências da percepção das restrições na oferta de crédito e, principalmente, da estagnação do mercado de trabalho.

Pretensão de compra
A taxa de pretensão de compras teve crescimento de +3,8 pontos percentuais, passando de 31,9%, em setembro, para 35,7% neste mês. Porém o resultado é negativo se comparado ao mesmo mês do ano passado, quando o percentual foi de 40,4%. Esse dado indica que a melhoria da confiança do consumidor ainda não se reverteu completamente em potencial de compra.

O valor médio das compras é estimado em R$ 283,79 e a intenção de compra mostra-se mais elevada para os consumidores do sexo feminino (38,2%), para o grupo com idade entre 25 a 34 anos (42,0%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (45,9%).

A pesquisa informa ainda que os produtos mais procurados são: artigos de vestuário, citados por 24,2% dos entrevistados; televisores (19,6%); móveis e artigos de decoração (17,8%); geladeiras e refrigeradores (14,6%); calçados (10,9%); e aparelhos de telefonia celular (10,9%).

Saiba mais
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará, ligado à Fecomércio-CE. Tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.

ICEC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará – ICE do bimestre setembro/outubro mostra aumento de +9,0% no sentimento geral de confiança dos empresários, com o índice passando de 90,5 pontos, no bimestre julho/agosto, para 98,7 pontos na medição atual.

O resultado decorre, principalmente, da melhoria de percepção do ambiente econômico para o futuro próximo, coincidindo com a quadra denominada B-R-O-BRÓ. Dessa forma, quebra-se a tendência de queda das expectativas presente até o último bimestre, reforçando o sentimento de retomada econômica que pode resultar em aumento de contratações e investimentos.

O componente Índice de Situação Presente - ISP teve crescimento de +2,3%, saindo de 47,7 pontos no bimestre julho/agosto para 48,8 pontos neste período. O índice permanece no campo que indica pessimismo (abaixo dos 100 pontos), influenciado pelo sentimento de gravidade da crise, com 58,3% dos entrevistados reconhecendo a piora do ambiente econômico nos últimos doze meses e 78,5% afirmando que as condições gerais das suas empresas pioraram nos últimos seis meses.

As perspectivas para o futuro, refletidas no Índice de Situação Futura – ISF, melhoraram +6,0%, com o índice passando de 120,9 pontos no bimestre anterior para 128,2 pontos nesta medição. O empresário acredita na melhoria das condições de suas empresas, com 95,7% dos entrevistados esperando momentos melhores nos próximos seis meses e 97,6% com previsão de crescimento das vendas.

A pesquisa ainda mostra que o avanço no índice geral de confiança afeta intenção de investimentos, com o Índice de Investimentos das Empresas tendo ampliação de +17,7% no bimestre, atingindo 109,1 pontos. O otimismo poderá aquecer o mercado de trabalho, já que 83,9% dos entrevistados esperam crescimento nas contratações de empregados.

Sobre a pesquisa
O Índice de Confiança do Empresário (ICEC) é indicador antecedente, apurado exclusivamente entre os tomadores de decisão das empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, cujo objetivo é detectar as tendências das ações empresariais do setor do ponto de vista do empresário. Ele pode ser dividido em três indicadores; Índice de Situação Presente (ISP) Presente, Índice das Expectativas Futuras (IEF) e Índice Geral (ICEC).

Índice atual: diz respeito diz respeito às condições atuais da economia brasileira, setor de atividade e da empresa em um prazo de até́ trinta dias.
Índice Futuro: calculado com base na opinião dos empresários no que concerne as expectativas em relação ao setor de atividade e da empresa em um horizonte temporal de onze meses (com exceção dos próximos trinta dias). Índice Geral: é o indicador antecedente das variações na demanda agregada da economia. É um valor ponderado entre o Índice Atual e o Índice Futuro.

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