IPDC completa 20 anos de fundação

Desde 1998, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), integrante da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), desenvolve pesquisas a fim de levar informações práticas e dados confiáveis para auxiliar as ações de planejamento e desenvolvimento das empresas do segmento. No decorrer desses 20 anos, o IPDC tem prestado um significativo serviço às empresas do setor, às instituições, aos governos e à imprensa ao divulgar mensalmente indicadores que são ferramentas valiosas na percepção das novas tendências.

“O dinamismo é característica da atividade comercial e, dentro de um cenário econômico cada vez mais competitivo, as pesquisas e os dados são recursos imprescindíveis para a sustentabilidade das empresas. Ao comemorar 70 anos do Sistema Fecomércio e 20 anos do IPDC, ao contemplar as transformações ocorridas no mercado, na economia e no comportamento das empresas, estamos convictos de que teremos uma responsabilidade ainda maior no futuro. Gerar conhecimento e conteúdos que contribuam com a nova realidade e as necessidades das empresas do comércio ”, destaca Luiz Gastão Bittencourt, presidente licenciado da Fecomércio-CE e fundador do IPDC.

Com os estudos realizados pelo Instituto, comerciários, empresários, e a sociedade em geral, têm acesso aos dados da situação econômica e tendências do comércio local, além de fornecer informações acerca do comportamento do consumidor, além de outros pontos relevantes que contribuem para o desenvolvimento de estratégias a curto, médio e longo prazos, para o setor do comércio de bens, serviços e turismo local, e também para o Estado.

Assim, são realizadas as pesquisas mensais, bimestrais, temáticas e sob encomenda. Somente em 2017, o IPDC realizou 187 pesquisas que contribuíram para que as empresas do segmento realizassem ações de melhoria das atividades, das promoções, permitindo melhorar o desempenho no mercado.

Sobre os levantamentos mensais, pode-se destacar a Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) que mede as expectativas da população quanto à situação econômica do País. Além disso, indica a propensão para gastos, quais devem ser os próximos bens adquiridos, auxiliando, assim, produtores e comerciantes a tomarem decisões sobre seus negócios.

No quesito das pesquisas bimestrais, o Instituto produz o Índice de Confiança dos Empresários do Setor de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (ICEC) que tem por finalidade apresentar as tendências para ações no setor através de indicadores que avaliam a situação presente e futura para o setor.

Além disso, o IPDC prepara materiais especiais em datas de grande impacto para a economia, como: Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Natal. Nessas pesquisas são previstos dados como a porcentual de consumidores que planeja gastar com a data, a média de gasto individual e quais são os produtos mais prováveis de serem comprados.

Por fim, o Instituto também disponibiliza seus serviços sob encomenda, para produzir pesquisas como censos, geografia de mercado (para localização de estabelecimentos), participação e dimensionamento de mercado, pesquisa de imagem e satisfação, cliente fantasma (cliente oculto), clima organizacional, avaliação de campanhas publicitárias (impacto da propaganda) e avaliação de produtos e serviços.