Natal movimentará R$ 290 milhões no comércio de Fortaleza

A Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Natal, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), revela 53,9% dos consumidores irão às compras, movimentando R$ 290 milhões no comércio varejista local. O resultado projeta um crescimento de +7,4% sobre o valor faturado no ano passado (R$ 270 milhões), mantendo o Natal como a data comemorativa mais importante para o varejo de Fortaleza.

O aumento no faturamento esperado decorre da combinação do avanço do percentual de consumidores que deverão comprar presentes (que subiu de 48,3%, em 2016, para 53,9% neste ano) e da ampliação do valor previsto dos gastos individuais, que passou de R$ 319 no ano passado, para R$ 335 neste ano. O mix de produtos não teve alteração e o consumidor mostra preferência pela compra de artigos de vestuário, com 64,7%, seguido de brinquedos (34,2%), calçados, cintos e bolsas (29,5%) e itens de perfumaria (16,6%).

O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras mostra preponderância dos consumidores do gênero masculino (55,0% de resposta positiva) e com renda familiar superior a seis salários mínimos (76,0%), mas sem diferenças significativas nos perfis etários.
Consumo se volta para os semiduráveis

Confirmando uma tendência inaugurada no período da crise econômica, o consumidor tem preferido os bens de consumo semiduráveis, com claro destaque para os itens de uso pessoal, como vestuário, calçados e bolsas e itens de perfumaria. Apenas os aparelhos de telefonia celular, com 4,2% de intenção de compra, é que aparece em posição relevante na lista de produtos mais procurados.

Dos produtos que lideram a intenção de compras, os artigos de vestuário foram citados por 64,7% dos entrevistados, sendo mais relevante para os homens (67,1% de respostas positivas), do grupo com até 20 anos de idade (68,0%) e renda familiar mensal de até três salários mínimos (66,9%).

Os brinquedos, com 34,2% de resposta positiva, serão mais procurados pelas mulheres (40,2% de respostas positivas), do estrato com idade entre 21 e 35 anos (37,9%) e renda familiar mensal de mais de seis salários mínimos (47,3%).

Na terceira posição da lista dos produtos mais procurados, calçados, cintos e bolsas tiveram 29,5% de citação. O perfil do comprador é parecido ao do consumidor de artigos de vestuário, com preponderância dos homens (30,9%), pessoas do grupo com até 20 anos de idade (31,6%) e renda familiar mensal entre três e seis salários mínimos (30,2%).

Comportamento do Consumidor - gastos, formas de pagamento, locais de compra

A compra de presentes deverá movimentar R$ 290 milhões no comércio varejista de Fortaleza, sendo que o consumidor prefere o pagamento à vista (70,7%) ou através do cartão de crédito (36,3%). O gasto médio por consumidor é estimado em R$ 335, entretanto, como 55,6% dos consumidores irão comprar pelo menos três presentes, o valor médio por presente é de R$ 126.

Apesar de que grande parte dos consumidores não declararem dia específico para as compras (47,4%), a conveniência de funcionamento é fator essencial para o atendimento do consumidor, já que 25,6% relataram ter no sábado como o dia ideal para as compras. Além disso, os entrevistados revelaram que as promoções e políticas de preços serão fundamentais para atrair sua atenção, com 54,1% e 46,3% de citação, respectivamente.

* A sequência de datas mais relevantes em vendas é: Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.

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