Mais de 25 mil mulheres atendidas na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em um ano

Com ações de auxílio ao combate do câncer de mama e ao câncer de colo de útero, além de atividades de Educação e Saúde, em 2017, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher passou por três bairros de Fortaleza (Canidezinho, Jangurussu e Damas), com a realização de 25.250 atendimentos. A expectativa para 2018 é de levar atendimentos a três municípios do interior do Ceará, a começar por Pindoretama.

Durante este ano, a expectativa é que se realizem 5.040 mamografias, 5.040 exames citopatológicos (papanicolaou) e 20.000 pessoas sejam alcançadas pelas ações de educação em saúde em todos os municípios. Até agora, 6 mil mulheres já fizeram o exame de prevenção ao câncer de colo de útero e 8 mil conseguiram a mamografia na Unidade Móvel.

O Sesc possui a maior rede itinerante voltada à saúde da mulher no Brasil, levando conhecimento e prevenção a milhares de pessoas e facilitando o acesso a serviços de mamografia e citopatológico para a população cearense.

Pindoretama

No mês da mulher, o Sesc, instituição que integra o Sistema Fecomércio-Ce, comemora o primeiro ano de atividades da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Para celebrar, o equipamento foi instalado no município de Pindoretama onde realiza gratuitamente, durante 90 dias, o exame de mamografia, o citopatológico (papanicolaou), além de ações como jogos educativos, distribuição de material informativo e sorteio de brindes.

A saúde sexual e reprodutiva da mulher está na pauta das diversas atividades, dentre elas videodebate e exposição mediada. A partir de parceria firmada com a prefeitura municipal, a Unidade Móvel fica localizada no Centro Cultural de Pindoretama (Av. Capitão Correia, nº1184), com atendimentos das 8h às 17h, destinados a mulheres encaminhadas pelos postos de saúde e hospitais da região.

A estimativa é de que sejam realizados 1700 mamografias, 1700 exames cipatológicos (papanicolaou) e 6500 atendimentos nas ações de educação em saúde.

Como funciona?

Os exames realizados pela Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher são gratuitos e, para fazê-los, é necessário ser encaminhada por alguns dos postos de saúde da região, que agenda o atendimento da mulher na Unidade Móvel. Podem fazer a mamografia mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas) de 50 a 69 anos, faixa etária elegível para o exame, segundo recomenda Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Já o citopatológico (Papanicolaou) é indicado para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos.

Os exames são encaminhados para análise e laudo no Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional e regional na área. Em caso de alterações nos exames, as mulheres serão encaminhadas para instituições de saúde através do sistema de regulação do SUS, e as suspeitas de diagnóstico mais evidentes serão encaminhadas pelo município para os Centros de Alta Complexidade em Oncologia, que dará seguimento ao tratamento adequado, de forma gratuita.

Sobre a Unidade Sesc Saúde Mulher

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher dispõe de equipamentos para realização dos exames, que são ofertados com o intuito de reforçar o sistema de saúde local, facilitando o acesso das mulheres aos serviços disponibilizados, através da parceria entre Sesc e as prefeituras municipais.

A estrutura consiste em um caminhão dividido em consultório para realização da prevenção (exames clínico das mamas e Papanicolaou), sala de mamografia contendo mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para ações educativas, além de servir como recepção e sala de espera.

SERVIÇO
Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Pindoretama
Local: Centro Cultural de Pindoretama (Av. Capitão Correia, nº1184)
Horário de atendimento: 8h às 17h
Informações: (85) 3195.8739

Voltar