Sistema Fecomercio Sesc Senac IPDC

Mais de 25 mil mulheres atendidas na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em um ano

Mais de 25 mil mulheres atendidas na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em um ano

Com ações de auxílio ao combate do câncer de mama e ao câncer de colo de útero, além de atividades de Educação e Saúde, em 2017, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher passou por três bairros de Fortaleza (Canidezinho, Jangurussu e Damas), com a realização de 25.250 atendimentos. A expectativa para 2018 é de levar atendimentos a três municípios do interior do Ceará, a começar por Pindoretama.

Durante este ano, a expectativa é que se realizem 5.040 mamografias, 5.040 exames citopatológicos (papanicolaou) e 20.000 pessoas sejam alcançadas pelas ações de educação em saúde em todos os municípios. Até agora, 6 mil mulheres já fizeram o exame de prevenção ao câncer de colo de útero e 8 mil conseguiram a mamografia na Unidade Móvel.

O Sesc possui a maior rede itinerante voltada à saúde da mulher no Brasil, levando conhecimento e prevenção a milhares de pessoas e facilitando o acesso a serviços de mamografia e citopatológico para a população cearense.

Pindoretama

No mês da mulher, o Sesc, instituição que integra o Sistema Fecomércio-Ce, comemora o primeiro ano de atividades da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Para celebrar, o equipamento foi instalado no município de Pindoretama onde realiza gratuitamente, durante 90 dias, o exame de mamografia, o citopatológico (papanicolaou), além de ações como jogos educativos, distribuição de material informativo e sorteio de brindes.

A saúde sexual e reprodutiva da mulher está na pauta das diversas atividades, dentre elas videodebate e exposição mediada. A partir de parceria firmada com a prefeitura municipal, a Unidade Móvel fica localizada no Centro Cultural de Pindoretama (Av. Capitão Correia, nº1184), com atendimentos das 8h às 17h, destinados a mulheres encaminhadas pelos postos de saúde e hospitais da região.

A estimativa é de que sejam realizados 1700 mamografias, 1700 exames cipatológicos (papanicolaou) e 6500 atendimentos nas ações de educação em saúde.

Como funciona?

Os exames realizados pela Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher são gratuitos e, para fazê-los, é necessário ser encaminhada por alguns dos postos de saúde da região, que agenda o atendimento da mulher na Unidade Móvel. Podem fazer a mamografia mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas) de 50 a 69 anos, faixa etária elegível para o exame, segundo recomenda Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Já o citopatológico (Papanicolaou) é indicado para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos.

Os exames são encaminhados para análise e laudo no Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional e regional na área. Em caso de alterações nos exames, as mulheres serão encaminhadas para instituições de saúde através do sistema de regulação do SUS, e as suspeitas de diagnóstico mais evidentes serão encaminhadas pelo município para os Centros de Alta Complexidade em Oncologia, que dará seguimento ao tratamento adequado, de forma gratuita.

Sobre a Unidade Sesc Saúde Mulher

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher dispõe de equipamentos para realização dos exames, que são ofertados com o intuito de reforçar o sistema de saúde local, facilitando o acesso das mulheres aos serviços disponibilizados, através da parceria entre Sesc e as prefeituras municipais.

A estrutura consiste em um caminhão dividido em consultório para realização da prevenção (exames clínico das mamas e Papanicolaou), sala de mamografia contendo mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para ações educativas, além de servir como recepção e sala de espera.

SERVIÇO
Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Pindoretama
Local: Centro Cultural de Pindoretama (Av. Capitão Correia, nº1184)
Horário de atendimento: 8h às 17h
Informações: (85) 3195.8739

Voltar