Reunião de Diretoria da Fecomércio debate alvarás de Fortaleza

A reunião da Diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), conduzida pelo presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, nesta segunda-feira, 22, teve como assunto principal as últimas notícias sobre os alvarás de funcionamento do comércio de Fortaleza. A expectativa é que se chegue a uma solução mais rápida sobre as mudanças nas taxas, com um valor justo e viável para as cobranças.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, Salmito Filho, afirmou em entrevista, que o núcleo do Governo cometeu um erro político, referindo-se ao aumento das taxas dos alvarás. Depois dessa declaração, Maurício Filizola informou que a Fecomércio participou de reunião com várias entidades, dentre elas, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, além de outras.

De acordo com ele, a reunião foi no intuito de formar uma comissão e organizar propostas a serem apresentadas para os vereadores. O objetivo é rever o valor dos alvarás e a forma de cobrança, modificadas através da aprovação da Lei Complementar 241/2017 na Câmara dos Vereadores, no ano passado.

Além dos alvarás, também estiveram na pauta da Fecomércio desta quarta-feira a apresentação das pesquisas Índice de Confiança do Consumidor (ICC) e Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) para o mês de outubro, assuntos tributários e internos. À tarde, acontecerem reuniões dos Conselhos Regionais do Sesc e Senac.

Sistema Fecomércio em Londres

A reunião dos Conselhos do Sesc e Senac contou com a participação de David Lee, formado em Desenho de Moda no Senac Ceará, ele é o único brasileiro, entre os 16 melhores designers de moda emergente. David Lee foi selecionado pela mais tradicional mostra de moda da capital britânica: o International Fashion Showcase (IFS), para expor sua coleção, em fevereiro de 2019, na Somerset House, importante centro de cultura e moda de Londres.

“Ser o único brasileiro é muito forte e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade representar um pais tão grande como o nosso, tão bonito e diverso. Com o envolvimento de toda a equipe do Senac, fomos vencendo as várias etapas até chegar ao anuncio final. De outra forma, teria sido praticamente impossível participar de um evento deste porte”, relata David Lee. Ele utiliza o crochê como matéria prima, levando traços e linhas brasileiras na essência em coleções voltadas para o universo masculino.

Também foram apresentados na reunião dos Conselhos os resultados das metas do Sesc e do Senac no período.