Sistema Fecomércio realiza a primeira reunião do ano e inaugura o Restaurante Sesc João Cordeiro

Aconteceu nesta segunda-feira, 29, a primeira reunião do ano da Diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE) e dos Conselhos Regionais do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O encontro foi conduzido pelo presidente do Sistema Fecomércio, em exercício, Maurício Filizola, e pelos Diretores Regionais também em exercício do Sesc e Senac, Patrícia Rinaldi, e Rodrigo Leite, respectivamente. Além disso, houve a inauguração do Restaurante Sesc João Cordeiro, que contou com a presença do presidente licenciado Luiz Gastão.
Na reunião da Diretoria da Federação, Maurício Filizola, deu as boas-vindas aos presidentes eleitos e reeleitos dos sindicatos filiados. Alguns dos sindicatos que recebem um novo líder, são: Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros); Sindicato do Comércio Varejista de Materiais Ótico Fotográfico e Cinematográfico do Estado do Ceará; Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Maranguape.
Já entre os sindicatos que reelegeram seus presidentes, estão: Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos); Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma); Sindicato do Comércio Varejista de Pacajus.
Também foi destaque no encontro o balanço legislativo de 2017 realizado por meio do site Observatório do Comércio. A plataforma tem como objetivo acompanhar os principais projetos de leis que influenciam o segmento do Comércio.
Na reunião do Conselho Regional do Sesc, a diretora, Patrícia Rinaldi, evidenciou o programa de educação que é um dos pilares da instituição, sendo fundamental nas ações sociais. Em 2017, o Sesc formou mais de 13 mil alunos em 641 turmas, formando cidadãos participativos, criativos, autônomos, críticos e com olhar social desenvolvido.
Para este ano de 2018, o Sesc realiza, pela primeira vez, o Colóquio Internacional, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento promove o intercâmbio de saberes entre Brasil, França, Canadá, Itália e Suíça, para debater sobre inclusão social e diversidade na educação.
E no encontro do Conselho Regional do Senac coordenado pelo diretor, Rodrigo Leite, foram apresentados os resultados alcançados no ano passado. Em 2017, o Senac realizou matrículas em 55 municípios do Estado; alcançou o percentual de 110% da meta de matrículas estipulada em nível regional, sendo no total 39.745.
O Senac também obteve mais de 260 mil inscrições em cursos e ações extensivas; mais de 29 cursos foram elaborados; 6,500 mil alunos encaminhados pelo Banco de Oportunidades para o mercado de trabalho. Bem como, os vários eventos que realizou ou participou, como: Moda Conecta, ExpoEvangélica e Fartura. Em 2018, o Senac continuará seguindo o caminho de qualificação profissional, contribuindo com o desenvolvimento da sociedade.
Restaurante Sesc João Cordeiro
Simultaneamente, houve a inauguração do Restaurante Sesc João Cordeiro. Um ambiente onde os alimentos são preparados por nutricionistas obedecendo os critérios de controle de qualidade e segurança alimentar, oferecendo aos comerciários e colaboradores uma refeição saudável, incluindo alimentos funcionais, integrais e orgânicos.
Na cerimônia de entrega, participaram os diretores dos conselhos, sindicalistas e colaboradores. A benção foi realizada pelo Frei Ricardo que destacou a importância do alimento, da união e de servir a Deus e à comunidade.
O presidente em exercício, Maurício Filizola, agradeceu ao Sesc pela realização de suas ações, que contribuem para o desenvolvimento do Sistema Fecomércio. “Estamos aqui inaugurando a primeira obra social deste ano, teremos outras inaugurações, mas sempre temos que agradecer aos diretores que fazem o Sistema, aos sindicatos, a todos que fazem o conselho do Sesc e o próprio Senac porque trabalhamos em conjunto, e essa é uma realização mútua de cada um”, disse.
O presidente licenciado, Luiz Gastão, também comentou sua satisfação. “É uma alegria poder estar aqui com vocês, rever todos e poder ver que essas ações, que iniciamos juntos, como sempre fazemos, está gerando frutos. A partir de agora, nossos colaboradores poderão almoçar e ter um espaço melhor. O nosso objetivo não é nos servir, mas servir à comunidade”.