Sistema Fecomércio realiza reunião de diretoria e recebe vice-prefeito, Moroni Torgan

Nesta segunda-feira, 26, aconteceram as reuniões de Diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e dos Conselhos Regionais do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Nos encontros, foram discutidos assuntos tributários, prestação de serviços de 2017 e os primeiros resultados de 2018.

Além disso, na reunião da Diretoria da Fecomércio-CE, o vice-prefeito, Moroni Torgan, apresentou o Programa de Proteção Urbana de Fortaleza, que será lançado nesta quarta-feira, 28, no bairro Jangurussu. “O Programa é uma síntese de vários planos de proteção comunitária que existem no nosso hemisfério e no mundo”, explicou. Segundo o vice-prefeito, o programa é colaborativo e sistémico, que tem por objetivo agir na prevenção primária, secundária e terciária.

Após a apresentação do Programa, o presidente em exercício, Maurício Filizola, destacou a importância da iniciativa da Prefeitura. “É um momento que a segurança do nosso Estado passa por desafios e que nós unimos as mãos, uma entidade, juntamente com a Prefeitura, estamos ampliando essa proteção para a sociedade como um todo. A nossa Instituição, não só a Federação, mas também o Sesc e o Senac, tem uma contribuição a dar nesse momento desafiante”.

Na reunião do Conselho Regional do Senac, foram exibidos os resultados obtidos na gestão de 2017. Entre elas, a instituição realizou ações educacionais em 30% dos municípios do Ceará. Somente em janeiro de 2018, já foram efetuadas 1151 matrículas e, em relação à carga horária, foram atingidas 4.5%, superando a estimativa de 4% para o período. Entre as cidades atendidas estão: Fortaleza, Beberibe, Aquiraz, Sobral e Ubajara. Também foram apresentadas a ação de apoio ao Monsenhor Tabosa Fashion Week; os Cursos de Férias; o lançamento da categoria Teens nos cursos de idiomas; e a Campanha Rede EAD (ensino a distância).

Já no encontro do Conselho Regional do Sesc, foi realizado um balanço das atividades de 2017, com destaque para o Circuito de Caminhada e Corrida que teve participação de mais de 10 mil pessoas; Mesa Brasil Sesc com distribuição de mais de 3 kg de alimentos; e 13.944 matrículas realizadas em 641 turmas. Em janeiro de 2018, foram efetivadas 22.360 matrículas.

Outra ação do Sesc foi a assinatura do termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que proporciona a realização do mestrado profissional e avaliação de políticas públicas voltada para a equipe Sesc da Capital e interior. Bem como o intercâmbio nacional e internacional, no qual já foi executado o primeiro passo por meio do Colóquio Internacional, que contou com a participação de cinco países, dez estados e 760 pessoas acompanhando o evento ao vivo, pela Internet.