#EuFaçoNovosComeços
PALAVRA DO PRESIDENTE
Maurício Cavalcante Filizola
PRESIDENTE DO SISTEMA FECOMÉRCIO/SESC/SENAC/IPDC

Fraternizar a sociedade, estabelecer laços de cooperação entre empregadores e empregados para fortalecer sentimentos de solidariedade e confiança, assegurando o desenvolvimento em cada um da sua força produtiva. Com esse propósito, nasce o Sistema S. Instituições criadas e mantidas pelos empresários, cada uma no seu segmento, atuam em prol da manutenção da democracia política e econômica, da livre iniciativa, na defesa da dignidade humana e para oferecer possibilidades de crescimento no aperfeiçoamento das vocações profissionais e no bem-estar dos trabalhadores.

 Olhando para trás, estamos vivendo atualmente, um momento crucial na nossa história. Porém o S, com sua significância histórica e plural convida a todos, abraça, ergue, ensina, ao mesmo tempo em que aprende a pensar coletivamente. Somos frutos do associativismo, de empresários reunidos com a missão de servir para além de suas atribuições, destinando sua contribuição para construir uma sociedade mais justa, mais digna e com um propósito: transformar vidas.

 Atualmente, na gestão do Sistema Fecomércio, conectados com a nossa missão e origem, estamos cada vez mais perto dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, protagonistas da nossa história, dos trabalhadores do comércio e da sociedade em geral. Somos patrimônio do povo brasileiro. Estaremos sempre nos reinventando e trocando os finais por novos começos.

PALAVRA DO PRESIDENTE
Luiz Gastão Bittencourt da Silva
PRESIDENTE DO SISTEMA FECOMÉRCIO/SESC/SENAC/IPDC
Licenciado

Ao celebrar sete décadas do Sistema Fecomércio no Ceará percebemos o quanto a nossa trajetória está alinhada com o desenvolvimento do País, do comércio e da sociedade. Representantes dos setores produtivos elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para trabalhadores com recursos das classes patronais. Foi criada a Confederação Nacional do Comércio, em 1945.  No Ceará, líderes empresariais do comércio, inspirados no movimento nacional, fundaram, em 1948, a Federação do Comércio. 

Uma história de 70 anos é feita a partir de outras histórias. Principalmente das lideranças comprometidas, não só com a sua atividade comercial, mas com o desenvolvimento social e educacional. Clóvis Arrais Maia, João Luiz Ramalho e José Leite Martins, iniciaram as atividades da Fecomércio, Sesc e Senac, contribuindo para que as instituições fossem norteadas por sua grande missão e propósito. 

O comércio tem por natureza um caráter associativo. Os mercados, além de ambientes comerciais históricos, sempre foram espaços de expressão da coletividade. No Ceará, quando cheguei à Presidência, em 1998, iniciamos o processo de fortalecimento do associativismo. Unificamos as Federações varejista e atacadista, aumentamos a nossa base de representação sindical, unimos a gestão do Sesc e Senac sob a administração da Federação, conquistamos nossa sede própria, onde o corpo gestor das instituições planeja e realiza ações integradas. Unificamos nosso serviço de atendimento ao cliente – SAC, oferecendo no mesmo lugar atividades,  serviços e produtos da Federação, do Sesc e do Senac. Criamos uma nova categoria no cartão Sesc, dando acesso a todos os benefícios do Sistema Fecomércio aos empresários, contribuindo com a sustentabilidade das pequenas e médias empresas do comércio.  

Sinto-me honrado de ter representado a Fecomércio-CE e ter feito parte dessa história de grandes conquistas e realizações. Agradeço ao meu amigo e atual Presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola. Acredito que com a sua competência e visão, uma nova história de sucesso se inicia.

À família do Sistema Fecomércio Ceará, minha eterna gratidão por todo o trabalho desenvolvido e por todos os momentos compartilhados nessa trajetória. Tenham certeza de que essa não é apenas a nossa história. É a história de vida de milhares de pessoas que ajudamos a transformar.

CAMPANHA FECOMÉRCIO 2018
Você já parou para pensar que todos os dias vivemos novos começos? Aperte o play e se surpreenda!
NOVO COMEÇO TODOS OS DIAS.
HÁ 70 ANOS.

A história do Sistema Fecomércio é composta por milhões de outras histórias.

Os personagens são pessoas que acreditam em pessoas e, juntas, criam oportunidades de começos e de recomeços na vida e no trabalho.  

Logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil passava por grandes desafios, era necessário encontrar o caminho não só para o desenvolvimento econômico, mas também social. Foi então que os setores produtivos  realizaram a I Conferência de Classes Produtoras do Brasil – Conclap, no Rio de Janeiro. Desse encontro nasceu e foi divulgada, em janeiro de 1946, a Carta da Paz Social, documento que traça diretrizes para o desenvolvimento com justiça social.  

Assim nasceu o Sistema S, o maior sistema de desenvolvimento social do mundo, criado a partir da iniciativa do empresariado em assumir para si responsabilidades que antes competiam apenas ao poder público.

No Ceará, o empresário do comércio Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio, em 16 de março de 1948, com o objetivo de unir lideranças do setor para desenvolver o comércio, de modo a contribuir com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac, instituições que educam para o trabalho, oferecendo serviços e atividades que proporcionam bem-estar para os trabalhadores do comércio e para a sociedade em geral.

A história dessas instituições é marcada por significativos avanços em educação, saúde, lazer, esporte, cultura, promoção social e educação profissional. Em 1998, a gestão do Sesc e do Senac são unificadas, representando ainda mais o segmento e promovendo a transformação de milhares de vidas.

HISTÓRIA - Linha do Tempo
1945

Conferência das Classes Produtoras do Brasil, dando origem à Carta da Paz Social. Início do Sistema Fecomércio.

1948

Em 16 de março, Clóvis Arrais Maia fundou a Fecomércio, o Sesc e o Senac no Ceará.

1954

Inauguração da Colônia de Férias de Iparana (Sesc Iparana Hotel Ecológico).

1958

Inauguração da sede Sesc/Senac em Fortaleza, na antiga Praça Paula Pessoa.

1966

Início da implantação de unidades, equipamentos e ações do Sesc e do Senac no interior do Ceará.

1969

Inauguração da nova sede do Senac na Avenida Tristão Gonçalves. Mudança da sede do Sesc para a Rua Clarindo de Queiroz.

1975

Inauguração do Restaurante do Comerciário no Centro.

1976

Transformação do Setor de Pesquisa e colocação em Agencia de colocação. Essa é a origem do Banco de oportunidades do Senac.

1984

José Leite Martins assume a presidência da Federação Varejista e do Senac Ceará.

1992

Criação da maior honraria do Comércio, a Medalha Clóvis Arrais Maia.

1998

Luiz Gastão Bittencourt assume a presidência do Sistema Fecomércio.

1999

Realização, no Crato, da I Mostra Sesc Cariri de Teatro (atual Mostra Sesc Cariri de Culturas).

2000

Inauguração do Teatro Sesc Emiliano Queiroz.

2001

Implantação do Amigos do Prato, projeto pioneiro em âmbito nacional, que deu origem ao Mesa Brasil, o maior banco de alimentos do país, responsável pela doação de milhões de quilos por ano.

2003

Implantação do Senac Guaramiranga Hotel-Escola (atualmente unidade do IFCE).

2005

Sesc Ler recebe a chancela da Unesco Ana Cláudia Martins assume a Diretoria Regional do Seca Ceará.

2006

Fundação da Editora Senac Ceará Antônia Regina Pinho da Costa assume a Diretoria Regional do Sesc Ceará.

2007

Inauguração da Escola Educar Sesc em Fortaleza.

2008

Inauguração do Teatro Patativa do Assaré em Juazeiro do Norte.

2010

Primeiro Encontro Sesc Povos do Mar.

2013

O Sesc é a primeira instituição social do Brasil a ser aceita como parceira do projeto internacional Save Food - da ONU/ FAO.

2015

Implantação do novo Modelo Pedagógico.

2016

Sesc foi correalizador da Conferência Internacional “Saberes para uma cidadania planetária”, participação de Edgar Morin.

2017

Inauguração da sede integrada da Fecomércio Sesc Senac IPDC. Início do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente unificado. Criado o Cartão do Empresário Contribuinte. Lançamento do Observatório do Comércio.

Campanha Fecomércio 2018
Você já parou para pensar que todos os dias vivemos novos começos? Aperte o play e se surpreenda!
FECOMÉRCIO
A Fecomércio iniciou sua atuação com 11 sindicatos filiados. Atualmente, conta com 33 sindicatos filiados e representa mais de 150 mil empresas na capital e interior do Ceará. São 70 anos cada vez mais atuante no fortalecimento do comércio e no desenvolvimento do segmento, investindo em assessorias, ações, produtos e serviços que contribuem para a autossustentabilidade das empresas.
Atuação que contribui para o desenvolvimento do comércio:
• Assessorias de gestão, jurídica, contábil e legislativa.
• Defesa da redução e simplificação da carga tributária.
• Apoio às micro e pequenas empresas.
• Fomento ao empreendedorismo.
• Defesa do mercado interno, da livre iniciativa e da justa concorrência.
• Formalização e longevidade das empresas.
• Fortalecimento da representatividade patronal e sindical.
• Permanente diálogo construtivo entre capital e trabalho.
• Participação nos principais fóruns do estado, com assento em mais de 80 conselhos e comissões municipais,estaduais e nacionais.
• Representa o comércio em órgãos como Sefaz, Secretaria das Cidades e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
• Participação do Conselho de Representantes da CNC.
IPDC - INSTITUTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO CEARÁ
Realizando estudos, pesquisas de mercado e de comportamento do consumidor, o IPDC chega, em 2018, aos vinte anos de atuação no Ceará. Ao longo dessas duas décadas, o IPDC apoia o empresariado cearense no fornecimento de dados que embasam as discussões, geram conhecimento sobre a evolução do setor e das estruturas socioeconômicas do estado.
Conheça as pesquisas realizadas pelo IPDC:
• Pesquisas Mensais
• Pesquisa Confiança e Intenção de Compra do Consumidor
• Pesquisa Mensal do Comércio Varejista
• Pesquisa Perfil do Endividamento do Consumidor de Fortaleza
• Pesquisa Índice de Medo do Desemprego
• Índices de Preços
• Pesquisas de Emprego do Comércio Varejista e Setor de Serviços
• Pesquisas Bimestrais
• Índice de Confiança dos Empresários do Setor de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará
• Índice de Expectativa dos Especialistas em Economia
• Pesquisas Temáticas
• Pesquisas Sob Encomenda
SESC
Nesses 70 anos, o Sesc contribuiu para que muitas histórias de vida fossem escritas através de suas atividades e projetos, tendo como base transformadora a educação.Diariamente, crianças, jovens, adultos e idosos são protagonistas de novos começos numa trajetória cada vez mais abrangente e presente em todo o Ceará.
Crescimento de 2000 a 2017:
• 952% no número de alunos em suas escolas
• 517% em ações de Educação em Saúde
• 8.825% em consultas nas clínicas de Saúde
• 12.103% de clientes em ações de desenvolvimento artístico e cultural
• 813% de clientes em eventos e atividades esportivas
• 12.103% em ações de desenvolvimento artístico e cultural
• Mais de 41 milhões de alimentos distribuídos pelo Programa Mesa Brasil desde 2001
SENAC
De três Unidades e 700 alunos em 1948 aos mais de dois milhões e meio de profissionais qualificados nesses 70 anos. A cada dia, o Senac evolui para contribuir com o crescimento profissional de pessoas e empresas.Atualmente são mais de 800 cursos ofertados, entre qualificação, aperfeiçoamento, técnicos, pós-graduação e Educação a Distância, contribuindo para a capacitação e inserção no mercado de trabalho de milhares de cearenses em todo o estado.
Conhecimento que Gera Resultados:
• De 9 cursos na década de 40 para mais de 800 cursos em 2018
• 80% de alunos de cursos técnicos saem empregados
• Mais de 52 mil alunos encaminhados ao mercado de trabalho em 20 anos
• 100% de aprovação por parte dos empresários
• 98% dos cursos implantados no novo modelo pedagógico
EBOOKS
CONFIRA TODO O DESEMPENHO DO SISTEMA EM 2017
Todos os dias nós fazemos novos começos. Baixe os Ebooks e veja nossos resultados
>FECOMÉRCIO
FECOMÉRCIO

Baixe o Ebook
FOLDER INSTITUCIONAL
Novos começos todos os dias. Há 70 anos. - EM BREVE
Novos começos todos os dias. Há 70 anos. - EM BREVE
HÁ 70 ANOS NÓS TRANSFORMAMOS VIDAS E CONTAMOS NOVAS HISTÓRIAS. E VOCÊ? JÁ REALIZOU UM NOVO COMEÇO?
CONTA PRA GENTE! #EUFAÇONOVOSCOMEÇOS
Envie registros, conte a sua história.
CONTE AQUI
SUA HISTÓRIA

Acha melhor nos mandar um arquivo?
Envie-nos por email para
cefecomercio@gmail.com