Luiz Gastão Bittencourt da Silva tem 61 anos, é casado e tem cinco filhos. Empresário, com formação em Gestão Comercial, atua no setor de serviços há mais de 35 anos. É presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará, dos Conselhos do Sesc (Serviço Social do Comércio), do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará), instituições que, juntas, compõem o Sistema Fecomércio-CE.
Em 2022 foi eleito para Câmara dos Deputados pelo Partido Social Democrático (PSD), como um dos representantes do Ceará na Casa do Povo. Em sua primeira disputa para o cargo de deputado federal, Luiz Gastão recebeu 96.537 mil votos em 182 dos 184 municípios cearenses, e foi o quinto deputado federal mais votado em Fortaleza. As pautas da sua legislatura são: a livre iniciativa e a liberdade econômica; a formação e qualificação profissional, visando a empregabilidade e a inserção do jovem no mercado de trabalho; o fortalecimento da família; o fomento a cultura e ao terceiro setor; e a liberdade de expressão e opinião. Luiz Gastão também leva consigo a bandeira do Sesc e do Senac, visando fortalecer as entregas e o papel de transformação social das instituições em sua relação com a sociedade.
No mesmo ano, Luiz Gastão foi reeleito presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará, dos Conselhos do Sesc Ceará (Serviço Social do Comércio) e do Senac Ceará (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará), instituições que, juntas, compõem o Sistema Fecomércio-CE.
Como líder empresarial e sindical vem trabalhando intensamente pela redução e simplificação da carga tributária, pelo fomento ao empreendedorismo, formalização e longevidade das empresas, pela defesa do mercado interno, da livre iniciativa e da justa concorrência, assim como tem promovido ações de combate à informalização e à pirataria.
À frente do Sistema Fecomércio, sua gestão se caracteriza pelo zelo com os recursos das entidades e pela valorização do ser humano. O resultado dessa atuação é a elevação quantitativa e da qualidade na prestação de serviços aos comerciários, suas famílias e à sociedade. Tem se destacado primordialmente na promoção da qualidade de vida e da educação para trabalhadores do segmento que representa, assegurando relevantes conquistas sociais, por meio de um permanente diálogo construtivo entre capital e trabalho.
A geração de emprego e renda e a responsabilidade social são uma marca da capacidade que Luiz Gastão tem de enxergar longe. E, para superar os desafios permanentes, acredita na educação como o melhor caminho para ampliar as oportunidades aos quem estão à margem do mercado de trabalho. Assim, as ações oferecidas no Sesc e no Senac do Ceará atendem da criança, que busca uma educação diferenciada e de qualidade, ao adulto que necessita ou quer retomar os estudos e qualificar-se para o mercado de trabalho, passando também pelo professor que deseja aprimorar-se em determinada área de ensino. Proporcionando experiências diferenciadas, as atividades educacionais primam por uma construção conjunta do conhecimento, indo além da sala de aula e com resultados definitivos para a vida.
O investimento em Recursos Humanos, aliado a um processo de gestão ousado e com visão de futuro, proporcionou condições adequadas para uma atuação do Sistema Fecomércio em todos os 184 municípios do Estado do Ceará, através de ações realizadas em unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada. Luiz Gastão modernizou o perfil de atuação das entidades que compõem o Sistema Fecomércio no Ceará implantando uma política de recursos humanos pautada em critérios profissionais que valorizam o conhecimento e o investimento na permanente formação e qualificação do corpo de colaboradores.
Na Federação do Comércio Luiz Gastão Bittencourt implementou uma gestão moderna e eficiente. Ampliou para 36 o número de sindicatos filiados à Federação fortalecendo a representatividade sindical patronal com serviços de assessoria sindical, institucional e de gestão, além de dotar a organização de uma estrutura de atendimento às mais de 150 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo com prestação de serviços e produtos tais como telefonia móvel, plano de saúde, certificação digital, dentre outros. O reconhecimento a uma trajetória marcada pelo empreendedorismo, inovação e capacidade de gestão vem sendo marcado com justas homenagens. Entre elas: em 1999 recebeu a comenda de Chanceler da Ordem do Comércio, concedida pela CNC e em 2005, de forma unânime, os parlamentares cearenses decidiram por condecorá-lo com o título de Cidadão Cearense, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, além de vários municípios que também optaram por distingui-lo com títulos de cidadania tais como Fortaleza, Crato, Barbalha, Tejuçuoca, Eusébio, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante.
Presidente