Vereadores tomam posse e Salmito é reeleito presidente

Em decisão unânime, Salmito Filho (PDT) presidirá a casa pela 3ª vez, durante o biênio de 2017-2018. Dos 43 vereadores da legislatura que está começando, há renovação de 60% na composição da Câmara Municipal

Vereadores eleitos no pleito de 2016 tomaram posse, ontem, em solenidade na Câmara Municipal. Durante a sessão, Salmito Filho (PDT) foi reeleito presidente da Casa para o biênio de 2017-2018 – assumindo o cargo pela 3ª ve –, em votação unânime. Dos 43 empossados, renovação da composição da Câmara é de 63%
Prometendo “aproximar vereadores da população”, Salmito Filho (PDT) apresentou chapa única para eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, e coletou votos de todos os 43 vereadores – que foram empossados, antes, em solenidade composta por juramento de compromisso e assinatura de Termo de Posse de cada vereador.
As duas etapas, posse e eleição, foram presididas pelo vereador Célio Studart (SD), candidato mais votado nas eleições de 2016, com 38.278 votos, que, em discurso durante a solenidade de posse, também defendeu maior proximidade dos parlamentares e sociedade civil. “Não nos trancaremos dentro dos gabinetes, mas estaremos juntos dos que comungam dos mesmos sonhos”, disse Studart.
Elencando prioridades do biênio de seu mandato como presidente da Câmara e de todo o quadriênio dos vereadores, Salmito Filho enfatizou que a Casa investirá em programas e eventos que aproximem o cidadão dos trabalhos. “O senso comum diz que” passa a eleição, os candidatos desaparecem”. O nosso objetivo é fazer com que os vereadores estejam mais próximos da população, mostrando seu trabalho de fiscalização, de legislação”, explicou.

Segundo Salmito, outro foco mais político de presidência da Câmara é a regulamentação do Plano Diretor de Fortaleza, composto por leis que regem espaços urbanos do município.

“Uma delas é a lei de uso e ocupação do solo, que tem mais de mil artigos, e normatiza cada metro quadrado do solo de Fortaleza; que define e estimula a atividade econômica – desestimulando em algumas áreas e estimulando em outras; proteger o ambiente em algumas áreas”, afirmou o presidente.

Oposição

Embora chapa única de vereador da base governista e sua eleição unânime, Márcio Martins (PR), líder da bancada do PR, garante que o “comprometimento do trabalho de oposição” não está abalado. “O PR é de oposição, em relação ao executivo. Mas entendemos que o presidente Salmito teve uma boa participação durante o tempo que comandou essa Casa”, avalia o vereador.

Márcio revela que a bancada de oposição deve se reunir hoje, em almoço, para eleger um nome para liderança.

Bastidores

Célio Studart (SD)
Candidato mais votado nas eleições de 2016, o vereador Célio Studart presidiu a Mesa durante os trabalhos da solenidade de posse e eleição da presidência da Câmara. Em seu discurso, além de corroborar necessidade de laços mais estreitos entre vereadores e eleitores, Célio promoveu pauta de sua campanha em prol dos “direitos dos animais”. “Vamos defender incessantemente a construção de hospital público para animais. Enquanto houver um animal abandonado, toda humanidade é falsa.”

Eleição unânime
Com mudança no regimento interno da Câmara que pede composição inteira da chapa com 10 representantes para composição da Mesa Diretora, houve votação unilateral, com a presença de apenas uma chapa, encabeçada por Salmito Filho (PDT), como candidato à reeleição da presidência da Câmara. No ato de eleição, os vereadores precisaram apenas votar “Sim” ou “Não” para confirmar apoio à chapa. Todos os 43 votaram “Sim”.

Link: Jornal O Povo

Voltar