Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Câmara dos Gêneros Alimentícios da Fecomércio Ceará debate os resultados do programa Prepara Comércio

O Sistema Fecomércio, por meio Câmara Empresarial do Comércio dos Gêneros Alimentícios, realizou nesta terça-feira (4) uma reunião para debater os resultados e a continuidade do programa “Prepara Comércio”, uma parceria do Senac Ceará com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), que consiste na oferta de cursos para atender as necessidades de qualificação profissional do setor supermercadista no Ceará.

No primeiro semestre de 2024 o programa ofereceu 17 cursos, 13 deles já concluídos, com a participação de cerca de 1.000 alunos. Os cursos tiveram, entre os temas abordados, a excelência no atendimento ao público, boas práticas na manipulação de alimentos, controle de estoque, técnicas de armazenamento, resolução de problemas e reclamações, atendimento no caixa e Visual Merchandising.

Durante a reunião, o presidente da Acesu, Nidovando Pinheiro, destacou a importância do programa para a formação profissional do setor e agradeceu ao presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, o prosseguimento desse acordo de cooperação, reiterando a excelência da programação e dos cursos do Senac. “Nós queremos evoluir, queremos fazer negócio e essas formações vieram para fortalecer ainda mais o setor supermercadista da capital e do interior”, disse Nidovando Pinheiro.

Competitividade

O momento contou, ainda, com a presença do presidente da Associação Cearense de Defesa do Consumidor (Acedecon), Thiago Fujita, que aproveitou a ocasião para destacar o programa “Comércio Amigo do Consumidor, que avança na capital e no interior do Estado na perspectiva de qualificar e dar competitividade aos empresários do comércio e suas equipes em relação ao direito do consumidor e a qualidade do atendimento enquanto diferencial para a fidelização e prevenção de perdas no comércio.

Representando a Câmara Brasil Argentina no Ceará, a diretora executiva Juliana Tosato, aproveitou o momento para relatar o interesse crescente de fornecedores de diversos produtos da Argentina em vender diretamente para o Ceará, dentre eles, frutas; farinhas laticínios; carnes; defumados; vinhos, e outros. “Notamos um aumento grandioso na relação de empresas que procuram a Câmara Brasil Argentina no Ceará interessados na negociação direta com Fortaleza, que passa a ter um reconhecimento da Argentina enquanto um centro para negócios do Nordeste Brasileiro”, destacou.

Estiveram presentes o presidente da Câmara de Gêneros Alimentícios, Manuel Novais Neto; o Secretário executivo da Câmara dos Conselhos Empresariais, Marcos Pompeu; o assessor de relações institucionais da Fecomércio, Vicente Férrer; além de João Luiz e Vanessa Santos, do Senac, e Antônio Sales, da Acesu.