Sistema Fecomercio Sesc Senac IPDC

Sesc orienta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer

Sesc orienta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer

Os profissionais de Saúde do Sesc Ceará estiveram todos mobilizados durante as ações de combate ao câncer, que aconteceram em fevereiro em diversas cidades do Estado. Motivada pelo Dia Mundial Contra o Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, a Educação em Saúde do Sesc realizou atividades abertas ao público focadas na conscientização sobre vários tipos de câncer (de mama, boca, pulmão, pele, próstata, mama e colo do útero) e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Presente à ação na Unidade Centro do Sesc, a dona de casa Esmeralda Vieira disse que após receber as orien¬tações se sentiu mais preparada para se cuidar. “Eu senti necessidade de aprender mais. Eu tinha receio, mas perdi o medo. Todo ano, a gente tem que fazer mamografia, papanicolau, tudo!. É pra saúde da gente”, afirmou.

Na Unidade Fortaleza do Sesc, quatro estandes foram montados para receber os trabalhadores do comércio e seus dependentes, que tiveram orientações sobre fatores de risco, formas de proteção e sintomas. Em Juazeiro do Norte as ações foram voltadas especialmente para idosos; em Sobral, a campanha alcançou alunos da Escola Educar Sesc, visitantes da Unidade e integrantes do Trabalho Social com Idosos. No Sesc Iparana Hotel Ecológico, os hóspedes foram orientados sobre prevenção do câncer de mama. A equipe odontológica do Sesc participou da campanha ensinando a detectar as anomalias que indicam o crescimento de células doentes na cavidade bucal.

“Estamos passando essas informações para toda a comunidade, para conscientizar de que é importante, a qualquer sinal, procurar um médico e iniciar o tratamento. É possível combater essa doença, que é tão difícil de ser curada. Por isso, é importante divulgar e multiplicar essa ideia do Sesc”, alertou a Técnica de Educação em Saúde Perla Rodrigues.

Voltar