Sesc encerra programação no II Congresso debatendo as perspectivas para o ensino
O workshop Mudanças no cenário educacional: qual escola é necessária hoje? encerrou a programação interna voltada aos educadores da Rede Sesc no II Congresso de Educação, que aconteceu nos dias 24 a 26, de maneira remota e ao vivo, e trouxe para este ano o tema Inteligência Emocional em Tempos Adversos e a Atuação Docente. Ao todo, os educadores contaram com três workshops, que debateram inteligência emocional e o uso das tecnologias na educação, além das quatro palestras que foram abertas ao público.
Segundo Alcilane Mota, consultora do Programa Educação Sesc Ceará, o Congresso proporcionou três dias de discussões, reflexões, construções e desconstruções salutares ao contexto escolar que, na sua avaliação, sempre deve estar atento e aberto às inovações e tendências que ocorrem no mundo e que impactam o campo educacional.
“Neste sentido, através do que foi debatido no evento, conseguimos atingir o nosso objetivo que foi o de promover uma educação continuada, onde os educadores possam ultrapassar as fronteiras do técnico e expandir para uma formação humanizadora, reflexiva e voltada à emancipação”, pontuou.
Tecnologia como aliada
O professor coordenador da área de Ciência do Sesc Educar II, Luan Ângelo, iniciou o workshop desta sexta-feira, 26, questionando: qual a escola necessária hoje? Os participantes foram convidados a responder através de um documento Google, que permite compartilhamento e interação de várias pessoas.
O objetivo, além de conseguir debater o tema, foi mostrar aos professores que é possível realizar uma aula participativa e colaborativa com os alunos. Durante todo o workshop, Luan Ângelo apresentou diversas plataformas digitais que permitem essa interação entre aluno e professor durante as aulas remotas.
“Já estamos vivenciando esses desafios da transição da Educação 4.0 para a Educação 5.0, ou seja, de aproximar os alunos da tecnologia e usar essa tecnologia como ferramenta no processo de ensino e aprendizado”, defendeu.
Formação humana
Outra dica do professor foi o Google Site, que permite a criação de um site de forma conjunta entre alunos e professor. Segundo ele, esse espaço pode ser uma vitrine para trabalhos e projetos desenvolvidos na escola durante o ano, que ficaria disponível tanto para a comunidade escolar quanto para a sociedade. “A ideia do site é para que a comunidade escolar possa ver e se beneficiar desses projetos e trabalhos, tendo os alunos um papel de protagonista junto ao professor na criação desse espaço”, pontuou.
Em relação à pergunta feita aos educadores no início do workshop, sobre a escola necessária para hoje, Luan Ângelo defendeu que é preciso ir além do conteúdo programático, e investir na formação humana, preparando essas crianças e jovens para resolver problemas reais. “A escola necessária hoje é a que está comprometida com a formação qualificada, mas também preocupada com a formação de seres humanos melhores, através da arte, cultura, esporte e do saber de cada indivíduo”, defendeu.
Para Luan Ângelo, a participação dos alunos é essencial na construção dessa escola ideal e necessária. “É preciso ver o ponto de vista dos alunos. Perguntar para eles como tornar a escola lugar melhor, como os professores podem atuar e como a escola pode contribuir para isso”, destacou.