12° Índice de Expectativa com Economistas Revela Pessimismo

A Fecomércio-Ce e o Conselho Regional de Economia (Corecon-Ce), em parceria, divulgam a décima segunda edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE). A pesquisa, de periodicidade bimestral, colheu no período março-abril as expectativas de 140 especialistas em economia, dentre eles: economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções. A amostra reúne profissionais dos mais diversos setores: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços.

A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Desde que teve início a pesquisa, em maio de 2014, esta é a terceira vez que os analistas revelaram pessimismo com o comportamento de todas as nove variáveis investigadas: cenário internacional (99,6 pontos); taxa de câmbio (97,5 pontos); taxa de inflação (93,6 pontos); gastos públicos (91,9 pontos); taxa de juros (85,2 pontos); oferta de crédito (65,3 pontos); nível de emprego (42,8 pontos); evolução do PIB (41,5 pontos) e salários reais (27,1 pontos), que atingiu a menor pontuação.

Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices: de percepção presente, futura e de expectativa geral. Considerando a soma das variáveis, o índice geral registrou 71,6 pontos, um recuo de 31,8% no pessimismo em relação à pesquisa anterior. A pesquisa mostra também recuo de 23,8% no ceticismo dos analistas sobre o comportamento futuro das variáveis. Cabe destacar que a percepção pessimista sobre o desempenho presente das variáveis registrou redução de 45,9%.

Vale salientar ainda que as expectativas movem os agentes econômicos impactando, positivamente ou negativamente, o comportamento das diversas variáveis econômicas como consumo, investimento, poupança, taxa de juros, dentre outras. Ao mesmo tempo, a performance, positiva ou negativa das variáveis, índices e indicadores econômicos interfere na percepção dos diversos agentes econômicos. Assim, as expectativas são a um só tempo causa e consequência do comportamento econômico.A pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE) revela, na sua décima segunda edição que embora tenha recuado, o ceticismo dos analistas cearenses consultados permanece muito elevado. Os resultados espelham as dificuldades econômicas e políticas do país.

Voltar