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60,3% dos fortalezenses estão endividados

60,3% dos fortalezenses estão endividados

A Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada em abril de 2019, aponta que 60,3% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O índice veio +3,1 pontos percentuais acima do indicador do último mês de março (57,2%), mas está 10,8 pontos percentuais abaixo da medição do mesmo mês do ano passado, de 71,1%.

A proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso aumentou +2,2 pontos percentuais, passando de 20,3% dos consumidores em março, para 22,5% neste mês. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (24,0% dos entrevistados desse gênero afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade acima entre 25 e 34 anos (24,5%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (23,1%).

Inadimplência

A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, teve incremento de +4,2 pontos percentuais, passando de 8,5%, em março, para 12,7% neste mês – o nível mais elevado desde agosto de 2016 (13,4%).

Diferença entre endividamento e inadimplência

Todo inadimplente está endividado, porém, nem todo endividado está inadimplente. Quando uma pessoa realiza um financiamento bancário ou tem contas no cartão de crédito, por exemplo, ela assume dívidas. No entanto, o que diferencia o endividado do inadimplente é o pagamento desta dívida. Quem tem contas parceladas e realiza o pagamento em dia, significa que está endividado. Porém, aquele que contrai uma dívida e não consegue realizar o pagamento em um prazo de 90 dias, este pode ser considerado inadimplente.

Perfil do Inadimplente

O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo feminino (inadimplência potencial de 13,4%), com idade acima dos 35 anos (16,0%) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (13,7%).

Comprometimento da renda

Em Fortaleza 60,3% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: cartões de crédito, citados por 77,0% dos entrevistados; financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 16,4%; carnês e crediários, com 7,3%; empréstimos pessoais, com 4,8%; e cheque especial, com 3,5%.

O consumidor utilizou o crédito para:

• Consumo de itens de alimente ação (52,0% das respostas);

• Realização de despesas de educação e saúde (41,0%);

• Aquisição de eletroeletrônicos (36,9%); e

• Compra de artigos de vestuário (32,1%).

O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.602, com prazo médio de oito meses, comprometendo 39,2% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.

Orçamento familiar

A Pesquisa de Endividamento também revela que 76,6% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. Dos entrevistados, 13,8% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 9,5% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:

• A falta de orçamento e controle dos gastos, com 47,8%;

• O aumento dos gastos considerados essenciais, com 19,5%;

• Desemprego, com 18,6%;

• Gastos imprevistos, com 17,8%;

• Redução dos rendimentos, com 14,6%; e

• As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 13,4%.

Saiba mais

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.

A pesquisa de Endividamento é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento Financeiro e Orçamento Familiar. Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa.

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