Cetur realiza seminário sobre Turismo Criativo no Estado

“Turismo Criativo no Ceará: Potencialidades, desafios e inovação”, esse foi o tema do seminário promovido nesta quarta-feira, 6, pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE (Cetur).

O evento híbrido contou com palestras do superintendente do Sistema Fecomércio e diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi; do diretor Superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo; da secretária do Turismo do Estado, Yrwana Albuquerque; e da secretária da Cultura do Estado, Luisa Cela. A mediação foi do secretário executivo do Cetur, Marcos Pompeu.

Sediado pela Fecomércio CE e transmitido pelo canal do Sebrae/CE no Youtube, o encontro trouxe conceitos sobre Turismo Criativo - em especial diante de um panorama cada vez mais voltado à inovação e à tecnologia -, as iniciativas adotadas nesse sentido pelas instituições e as perspectivas para o futuro no setor.

Em sua explanação, Henrique Javi enumerou as ações do Sesc Ceará voltadas para o trade. Entre elas, destacou a proposta de criar, em 2023, um programa específico para o Turismo Social, atuação que, para ele, está no cerne da definição do que é turismo criativo. “A gente busca trazer as pessoas para os cenários, no sentido de fazerem acontecer o turismo dos lugares que estão visitando”, explicou Javi, através de uma conferência virtual.

Conceito x criatividade
Joaquim Cartaxo explicou que teria uma certa dificuldade em seu momento de estabelecer algum conceito para esse segmento do turismo, por considerar um ato “aprisionador” da criatividade. "No dia em que a economia criativa tiver um conceito, ela deixará de ser criativa, pois o grande vigor dela está em estar permanentemente em discussão”, disse.

Ao final do seminário, Marcos Pompeu destacou o compromisso do Cetur em criar núcleos do Conselho em diversas regiões turísticas por todo o Estado.

Crédito da foto: Luis Calisto/Secult