Comprometimento de renda cai e abre espaço para o consumo

Neste mês de abril, a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), revela que 73,0% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O resultado veio 4,2 pontos percentuais acima do indicador do último mês de março (68,8%), revelando dificuldades na gestão do endividamento, já que o indicador voltou a bater seu recorde histórico.

Apesar do crescimento do índice geral de endividamento, houve uma melhora substancial no percentual da renda comprometida com o pagamento de dívidas, que caiu 5,4 pontos percentuais em abril, o que pode liberar recursos para o consumo corrente. Neste mês, os consumidores relataram que 31,9% da renda familiar estão comprometidos com o pagamento de dívidas.

A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve crescimento de 1,7 pontos percentuais, indo de 21,0%, em março, para 22,7% neste mês. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (24,6% afirmam possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade superior a 35 anos (25,2%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (23,6%).O tempo médio de atraso é de 61 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 64,1% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento, por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 33,2%, seguido da contestação da dívida (7,2%).

Comprometimento de Renda
Em Fortaleza 73,0% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: (a) cartões de crédito, citados por 79,6% dos entrevistados; (b) o financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 11,0%; (c) os carnês e crediários (8,9%); e (d) os empréstimos pessoais, com 7,3%.

O consumidor utilizou o crédito para a compra de:
• Itens de alimentação (54,6% das respostas);
• Artigos de vestuário (38,6%);
• Eletroeletrônicos (32,6%); e
• Realização de despesas de educação e saúde (24,9%).

O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.124 e prazo médio de sete meses, comprometendo 31,9% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.

Inadimplência potencial
A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, teve diminuição de 1,3 pontos percentuais, passando de 9,3%, em março, para 8,0%, neste mês.
O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo feminino (9,5%), com idade superior a 35 anos (9,9%) e renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (8,8%).

Orçamento familiar
A Pesquisa de Endividamento também revela que 81,9% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. 12,3% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 5,9% dos entrevistados informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.
A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:

• O aumento dos gastos considerados essenciais, com 34,6%;
• A falta de orçamento e controle dos gastos, com 34,3%;
• As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 24,2%;
• Gastos imprevistos, com 17,9%;
• Redução dos rendimentos, com 17,5%; e
• Compras antecipadas, com 12,0%.

Saiba mais
A pesquisa é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local.
Auxilia os empresários a planejarem estratégias de vendas, analisarem situações de risco, entre outras oportunidades. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento Financeiro e Orçamento Familiar. Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa.

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