Confiança do Consumidor de Fortaleza atinge -3,9% em julho

De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), em julho, o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) apresentou queda de -3,9%, passando de 106,4 pontos, em junho, para 102,3 pontos neste mês.

O resultado do ICC foi influenciado pela queda dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente teve perdas de -4,9%, passando de 95,5 pontos em junho para 90,8 pontos neste mês e o Índice de Situação Futura reduziu -3,3%, atingindo o patamar de 109,9 pontos.
Expectativa dos consumidores

A pesquisa revela que, em julho, 36,3% dos entrevistados mostram boa disposição para a compra de bens duráveis. Dentre aqueles que demonstram maior entusiasmo, destacam-se os consumidores do gênero masculino (37,8% dos entrevistados afirmam que julho é um bom momento para compra de bens de consumo duráveis), do grupo com idade com mais de 35 anos (38,2%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (55,0%).

A pesquisa também mostra que 55,7% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano – taxa inferior à verificada em junho (58,3%). Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 78,4% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

De acordo com o levantamento, o consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com o ambiente econômico nacional, com 57,2% dos entrevistados descrevendo-o como ruim ou péssimo. Esse sentimento recebe influências da percepção das incertezas ainda existentes sobre o quadro de recuperação econômica e das dúvidas do cenário político.

Pretensão de compra
De forma semelhante aos últimos meses, a demanda potencial ainda é liderada pelos televisores, seguida de bens de consumo semiduráveis e eletrodomésticos, conforme sugere a lista de produtos mais procurados: televisores, citados por 22,9% dos entrevistados; artigos de vestuário (21,1%); geladeiras e refrigeradores (13,3%); calçados (13,0%); móveis e artigos de decoração (12,0%); máquina de lavar roupa (8,2%); fogões (6,2%); e automóveis (6,0%).

O valor médio das compras é estimado em R$ 596,81 e a intenção de compra mostra-se mais elevada para os consumidores do gênero feminino (33,4%), mais vigorosa para o grupo com idade entre 18 a 24 anos (43,1%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (37,7%).

Saiba mais
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio/CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.

A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC. O estudo tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.