Conselho de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio empossa Diretoria Executiva

A Fecomércio realizou na manhã da ultima terça-feira (10), a solenidade de lançamento e posse da diretoria executiva do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade Fecomércio/CE (CETUR-CE). Criado em dezembro último, o Conselho tem por objetivo reunir os agentes de turismo que representam as empresas do segmento para o planejamento e realização de ações que fortaleçam e desenvolvam o setor no estado do Ceará. O Conselho tem a seguinte composição: Circe Jane- Presidente, Joaquim Cartaxo - Vice-Presidente e Marcos Pompeu - Secretário Executivo.

Para Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio, o momento é de grande relevância para o turismo, é a hora de planejar e desenvolver ações que fortaleçam o turismo no Ceará. ”Já existem várias iniciativas, vários conselhos e planos que tratam desse tema, mas no âmbito da Federação do Comércio e seguindo o que a Confederação Nacional tem feito (através dos Conselhos) espalhados na maioria dos Estados, estamos criando também o nosso. Acreditamos que as políticas para o turismo devem estar além de qualquer Governo e nada melhor que o setor privado, que tem a iniciativa de empreender nesse segmento, estar se unindo e buscando soluções. Por meio do CETUR-CE, estabelecemos metas para alcançar os grandes objetivos que irão fortalecer o Ceará como destino turístico para famílias e destino para o mundo. Esse é o objetivo do Conselho, profissionalizar ainda mais as empresas de toda a cadeia produtiva que fazem parte do turismo. Nós somos um povo hospitaleiro, mas temos que transformar isso em ações efetivas e precisamos somar esforços e melhorar o acolhimento ao turista que aqui vem. É necessário olhar o turismo como fonte geradora de emprego, de renda e desenvolvimento. É exatamente a experiência de cada uma das entidades envolvidas que irá fazer a diferença nesse contexto”, pontuou Gastão.

Circe Jane Teles da Ponte, presidente do Conselho, enfatiza a relevância do CETUR-CE o desenvolvimento das entidades do segmento: “São muitos os desafios. Precisamos ter foco, trabalhar para que nossas ações possam gerar resultados, viemos para complementar, interagir com os grupos e conselhos já existentes. É importante que a sociedade perceba a capacidade do turismo para a economia brasileira”. Circe Jane destacou alguns pontos de ação do CETUR-CE: Elaboração de Estudos e pesquisas com indicadores econômicos; Capacitação profissional adequando os cursos ofertados atualmente às demandas; Criação de um ciclo de palestras, captação e apoio de negócios e eventos, entre outros.

Para Joaquim Cartaxo, vice-presidente do Conselho, o Cetur será um importante fórum de articulação das ações que já vêm sendo realizadas pelas diversas instituições que atuam no segmento do turismo. “A partir do compartilhamento de informações entre os integrantes do Conselho, nós poderemos identificar ações onde as instituições somarão esforços, garantindo uma maior eficácia e otimização dos recursos, e também poderemos evitar sobreposições em nossas atuações”.

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE integra o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC – Confederação Nacional do Comércio - que permite a integração e o fortalecimento da representação do Turismo nas Federações Estaduais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Entidades Fundadoras do Conselho
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE)
Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (SENAC)
Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (SINDIEVENTOS-CE)