Consumidor em busca de semiduráveis

Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza apresentou queda de 4,1%, em abril, em relação ao último mês de março, passando de 102,0 pontos para 97,8 pontos neste mês. O indicador entra no campo que indica pessimismo por parte do consumidor e já é a terceira redução consecutiva neste ano.O resultado do ICC de abril decorreu da queda dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente, que teve redução de 4,8% no mês, passando de 95,3 pontos em março para 90,7 pontos neste mês; já o Índice de Situação Futura apresentou diminuição de 3,6%, atingindo 102,6 pontos.

Pretensão de compra
Apesar da queda no Índice de Confiança, a taxa de pretensão de compras teve leve aumento de 2,9 pontos percentuais, passando de 37,0%, em março, para 39,9% neste mês. A sinalização de retomada das compras é reforçada em comparação com abril do ano passado, com aumento de 3,5 pontos percentuais sobre o índice de 36,4%.

O valor médio das compras é estimado em R$ 304,23 e a intenção de compra mostra-se superior para os homens (43,2%), mais vigorosa para os consumidores do grupo com idade entre 25 e 34 anos (53,1%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (43,4%). Os produtos mais procurados são: Artigos de vestuário, citados por 17,7% dos entrevistados; Aparelhos de telefonia celular (16,4%); Televisores (15,1%); Geladeira e refrigeradores (15,1%); Móveis e artigos de decoração (14,2%).

Expectativa dos consumidores
A expectativa dos consumidores, medida pelo percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis teve redução em abril, passando de 36,8%, em março, para 35,0% neste mês. No perfil daqueles com maior disposição para as compras se destacam os consumidores do gênero masculino (36,2%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (36,3%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (51,3%).

A pesquisa também revela que 55,7% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 72,8% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com a situação econômica nacional, com 64,0% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima. Esse sentimento recebe influências da percepção da inflação, da piora nas condições do crédito e do sentimento de relativa piora no mercado de trabalho.

Saiba mais
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, ligado à Fecomércio/CE. Tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.

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