Sistema Fecomercio Sesc Senac IPDC

Crescimento do turismo no Ceará amplia oportunidades no setor hoteleiro

Crescimento do turismo no Ceará amplia oportunidades no setor hoteleiro

A área de Governança é promissora com demanda por profissionais qualificados

Com destinos diversificados, o Ceará conta com opções de praias, serras e sertão que movimentam o segmento de turismo durante todo o ano, estimulando a geração de emprego e renda. O resultado pode ser percebido na ocupação dos hotéis, restaurantes e também no comércio. De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo IBGE, o Ceará registrou o maior crescimento no índice de atividades turísticas (5,4%) entre 12 estados avaliados, de janeiro a novembro de 2019.

Dentre os setores que mais impulsionaram esse número, está o de hotelaria, quarto maior gerador de empregos na economia brasileira. A partir do aumento no fluxo de turistas, toda a cadeia produtiva do setor passa por transformações, uma vez que, as exigências dos hóspedes pela qualidade dos serviços também aumentam.

Nesse cenário, a boa imagem da empresa e do destino turístico está diretamente ligado à atuação dos seus profissionais. O destaque vai para o cargo de governança em meios de hospedagem que, segundo dados do Ministério do Turismo, é uma das áreas que mais necessita de mão de obra qualificada.

Presente em todos os hotéis, pousadas e meios de hospedagens, essa atividade é extremamente estratégica para o estabelecimento. A instrutora da área de hospitalidade do Senac Ceará, Neuma Delmiro, explica que a função de governança vai além de manter todos os aspectos relacionados à limpeza, higienização e arrumação dos quartos e áreas do hotel. “É o departamento que gerencia e administra recursos humanos e de insumos de trabalho para manter, em boas condições, o principal produto comercial de um hotel”.

Com a modernização do segmento de hotelaria, não sobra mais espaço para o estereótipo de trabalho doméstico que a governança carrega. Para a instrutora, é fundamental que esse profissional possua um amplo conhecimento de processos operacionais, produtos químicos e gestão de pessoas e de custos. Além disso, “por ser um profissional que tem contato com diversos tipos de pessoas e culturas diferentes, é importante habilidades e competências humanas como gostar de lidar com pessoas e gostar de servir”, aponta Neuma.

Oportunidades e capacitação

Tanto as empresas como os profissionais precisam ficar atentos às tendências do mercado como, por exemplo, o fato de que em 2020 serão, pelo menos, sete feriados prolongados em todo o Brasil, potencializando o turismo. Como um dos destinos preferidos dos turistas, os feriados contribuem para a economia do Ceará. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em julho do ano passado o Estado foi o que mais gerou empregos na região Nordeste, representando sozinho 38% do saldo de 2,3 mil empregos no turismo.

É nesses momentos que surgem oportunidades. Como estar preparado para aproveitá-las? A dica da especialista para quem pretende iniciar a carreira na hotelaria ou mesmo para quem já exerce uma função é procurar se capacitar sempre, buscando mais conhecimento e novas habilidades e assim estar mais preparado para novas oportunidades.

Para quem está em busca de aperfeiçoamento profissional, o Senac Aquiraz promove o curso “Técnicas de Governança em Meios de Hospedagem”, de 10 a 20 de fevereiro, às 18h. O curso abordará a liderança como forma de obter resultados, a importância de utilizar métodos de trabalho para aumentar a produtividade da equipe sem perder a qualidade no serviço, a padronização nos processos e a redução de perdas de materiais e produtos. As inscrições podem ser feitas no site cursos.ce.senac.br ou presencialmente na Unidade Senac Aquiraz.

Curso Técnicas de Governança em Meios de Hospedagem

Senac Aquiraz

Endereço: Rua Pedro Brasil, 210 - Lot. Rota do Mar, Aquiraz

Telefone: (85) 3270-5850

Inscrições: https://bit.ly/38WYmHe

Voltar