Dia das Crianças movimentará R$ 280 milhões no comércio de Fortaleza

De acordo com a Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Crianças, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará, 54,2% dos consumidores estão dispostos a ir às compras nessa data. O potencial de faturamento é de R$ 280 milhões no comércio varejista da Capital.

O valor representa um crescimento nominal de 12% sobre o faturamento de 2022, mantendo a data comemorativa como a quarta melhor para o comércio varejista de Fortaleza.

O perfil do cliente potencial revela a predominância de consumidores do sexo feminino, com 54,7% de intenção de compra, na faixa etária entre 21 e 35 anos (63,1%), e com uma renda familiar mensal situada entre cinco e dez salários mínimos (67,4%). A pesquisa também revela que, daqueles que pretendem ir às compras, 69,6% irão comprar mais de um presente, sugerindo movimentação intensa nas lojas de Fortaleza.

Conforme observado em edições anteriores desta data comemorativa, os brinquedos continuam liderando a intenção de compra, sendo mencionados por 64,4% dos potenciais compradores. Esse interesse é particularmente relevante entre o público feminino, com 66,9% de intenção de compra, entre aqueles com até 20 anos de idade, representando expressivos 77,1%, e entre os estratos de renda familiar mensal acima de dez salários mínimos, com 80,7% de intenção de consumo.

Na segunda posição, destacam-se os artigos de vestuário e acessórios, citados por 27,5% dos entrevistados. Esse segmento é mais relevante para consumidores do sexo masculino, com 30,2% de intenção de compra, para aqueles com mais de 36 anos de idade, representando 30,9%, e para famílias com renda mensal inferior a cinco salários mínimos, com 29,0% de intenção de compra.

Na terceira posição da lista de produtos mais procurados, encontram-se sapatos, tênis e sandálias, com 6,5% de menção. O perfil do comprador nessa categoria mostra predominância do público feminino, com 7,0% de intenção de compra, da faixa etária entre 21 e 35 anos, representando 8,3%, e de famílias com renda mensal entre cinco e dez salários mínimos, com 13,4% de intenção de compra.

O consumidor pretende gastar, em média, R$ 259 com o Dia das Crianças, sendo que a maior disposição para gastar foi declarada pelos homens (R$ 284), do grupo com idade entre 21 e 35 anos (R$ 282) e de famílias com renda mensal acima de dez salários mínimos (R$ 553). As compras serão pagas, preferencialmente, à vista (com dinheiro, Pix ou cartão de débito), conforme reportado por 61,0% dos entrevistados, e com o uso do cartão de crédito (38,0% das respostas).

Os shopping centers e centros comerciais são os locais de compra mais citados, por 35,1% dos entrevistados, seguido das lojas de ruas (27,9%), do comércio informal (14,0%) e de compras pela Internet (6,7%).  Ainda que 47,7% dos consumidores consultados não tenham revelado prioriade por dia específico na semana para as compras, existe certa preferência pelos finais de semana, com 30,1% dos entrevistados indicando o sábado como melhor dia para pesquisa e compra, seguido da sexta-feira (11,5%) e do domingo (6,4%).

 

Voltar