Intenção de compra sobe pelo terceiro mês consecutivo

De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) apresentou crescimento de +0,8% em maio de 2017, com relação ao último mês de abril, passando de 94,9 pontos para 95,6 pontos neste mês. A melhora do ICC veio acompanhada de aumento na intenção de compra – a terceira consecutiva neste ano – com 35,9% dos entrevistados revelando disposição para o consumo em maio. A pesquisa aponta ainda que o resultado do ICC foi influenciado pela evolução de +2,2% do Índice de Situação Futura, passando de 99,5 pontos em abril, para 101,7 pontos em maio. Já o Índice de Situação Presente seguiu em direção contrária, caindo -1,6% no mês, atingindo 86,6 pontos.

Expectativa dos consumidores
No perfil daqueles com maior otimismo se destacam os consumidores do gênero masculino (37,2%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (40,3%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (45,9%).A pesquisa também revela que 48,8% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. As expectativas com o futuro também se mostram mais otimistas, com 70,7% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

Outro dado da pesquisa aponta que o consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com o ambiente econômico nacional, com 63,6% dos entrevistados descrevendo-o como ruim ou péssimo. Esse sentimento é influenciado pelas restrições na oferta de crédito e, principalmente, pela relativa piora no mercado de trabalho.

Pretensão de compra
A taxa de pretensão de compras teve crescimento de +1,3 pontos percentuais, passando de 34,6% em abril, para 35,9% neste mês. O mês de maio e a comemoração do Dia das Mães tem um importante impacto no varejo, movimentando vários setores do comércio e serviços, o que influencia positivamente o resultado do crescimento da pretensão de compras – o terceiro consecutivo.O valor médio das compras é estimado em R$ 294,84 e a intenção de compra mostra-se levemente superior para as mulheres (36,2%), mais vigorosa para os consumidores do grupo com idade entre 18 a 24 anos (50,3%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (44,9%).

Os produtos mais procurados são: televisores, citados por 25,3% dos entrevistados; artigos de vestuário (17,5%); móveis e artigos de decoração (14,6%); geladeiras e refrigeradores (13,5%); aparelhos de telefonia celular (11,5%) e calçados (10,7%).

Saiba mais
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio/CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.

A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC. O estudo tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.