Dia dos Pais movimentará R$ 125 milhões no comércio da Capital

O dia dos Pais em Fortaleza vai ser comemorado com presente para os homenageados do dia. A data vai movimentar R$ 125 milhões no comércio local, segundo revela a pesquisa Potencial de Consumo de Fortaleza: Dia dos Pais, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE.

O resultado é +4,2% acima do verificado no ano passado, quando a data movimentou R$ 120 milhões no varejo de Fortaleza, mantendo o Dia dos Pais como a quinta melhor data comemorativa para o varejo de Fortaleza.

A pesquisa mostra que 43,2% dos entrevistados afirmaram intenção de ir às compras para o Dia dos Pais, mostrando um crescimento expressivo com relação à mesma pesquisa do ano passado, com taxa de pretensão de compra de 33,2%. Na hora de presentear os pais, o consumidor tem preferência por vestuário, itens de perfumaria e calçados e bolsas.

Além da compra de presentes, 49,6% dos entrevistados afirmam comemorar a data, principalmente em suas residências (74,5% das respostas), em restaurantes (12,6%) e em clubes ou na praia (6,4%). A procura por restaurantes, que representa um importante segmento do setor de serviços, será preponderante para o grupo com renda familiar entre três e seis salários mínimos (33,4%).

Vestuário é a preferência dos entrevistados

O perfil de consumo para o Dia dos Pais mostra grande homogeneidade nos produtos que se deseja adquirir, com 91,2% das indicações de consumo em apenas três produtos. A preferência é pelos artigos de vestuário (54,9% de intenção de compra), sendo mais procurado pelas mulheres (58,9% de intenção de compra é desse grupo), da classe com idade entre 21 e 35 anos (59,2%) e em todos os estratos de renda mensal.

Os itens de perfumaria, preferência de 20,7% dos entrevistados, foram mais citados pelas mulheres (22,9%), do grupo com idade acima de 36 anos (25,5%) e do estrato com renda familiar inferior a três salários mínimos mensais (22,2%). Sapatos, cintos e bolsas aparecem em seguida, com 15,6% de intenção de compra. Os homens dominam em citação desses itens (17,9%), bem como o grupo com idade de até 20 anos (19,3%) e pessoas com renda familiar mensal entre três e seis salários mínimos (19,3%).

Valor médio das compras é maior que R$160,00

O valor médio das compras será de R$ 164,67 e o consumidor irá priorizar o pagamento à vista (61,4% das respostas) e com o uso do cartão de crédito (39,0% das respostas).

A procura por presentes se dará nos shopping centers (44,1% de citação) e nas áreas consolidadas de comércio, como o Centro da cidade ou corredores comerciais (43,7%). A flexibilidade de horários é condição importante para atração do cliente, pois a data preferida revelada para as compras foi o sábado, com 30,2% de resposta afirmativa.

A decisão de compra será influenciada pelas promoções e descontos oferecidos, com 56,0% dos consumidores consultados mostrando sensibilidade a esse fator. O preço será importante para a decisão de compra para 41,7% dos entrevistados, seguido da qualidade do produto (26,8%) e variedade oferecida pelos estabelecimentos (21,3%).

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