Economistas apontam queda do pessimismo

A Fecomércio-CE e o Conselho Regional de Economia (Corecon-CE), em parceria, divulgam a trigésima segunda edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE). A pesquisa, de periodicidade bimestral, colheu no período julho-agosto as expectativas de 92 especialistas em economia.

A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Nesta edição, seis, das nove variáveis revelaram otimismo: taxa de juros (116,9 pontos); taxa de inflação (111,3 pontos); gastos públicos (109,9 pontos); evolução do PIB (107,7 pontos); oferta de crédito (104,9 pontos) e taxa de câmbio (102,8 pontos).

O número de variáveis analisadas com pessimismo declinou de sete, na pesquisa anterior, para três, na pesquisa atual: cenário internacional (99,3 pontos), nível de emprego (95,8 pontos) e salários reais (53,5 pontos), que atingiu a menor pontuação.
Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices: de percepção presente, futura e de expectativa geral. Considerando a soma das variáveis, o índice geral saltou de 86,2 pontos para 100,2 pontos, uma elevação de 16,3% em relação à pesquisa anterior. Sobre o comportamento futuro das variáveis, a pesquisa apresenta também melhora nas expectativas, de 10,7%. Além disso, cabe destacar que a percepção sobre o desempenho presente revelou redução no pessimismo de 18,5%, registrando 92,3 pontos.

Vale ressaltar que as expectativas movem os agentes econômicos impactando, positivamente ou negativamente, o comportamento das diversas variáveis econômicas como consumo, investimento, poupança, taxa de juros, dentre outras. Ao mesmo tempo, a performance, positiva ou negativa das variáveis, índices e indicadores econômicos interfere na percepção dos diversos agentes econômicos. Assim, as expectativas são a um só tempo causa e consequência do comportamento econômico.

Em síntese, o estudo revelou que ocorreu uma redução no número de variáveis econômicas analisadas com pessimismo, de sete para três. Enquanto o índice de percepção geral apresenta neutralidade (100,2 pontos) e o índice de percepção futura registra pequeno otimismo (108,1 pontos) dos analistas consultados em relação ao quadro econômico nacional, o índice de percepção presente permanece na zona do pessimismo (92,3 pontos). Os resultados da pesquisa revelam, de uma maneira geral, que ocorreu uma redução na percepção pessimista sobre a dinâmica macroeconômica do país.

Sobre a pesquisa
De periodicidade bimestral a amostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.

Voltar