Em parceria com a UFC, Fecomércio oferta Mestrado para empresários

Uma iniciativa da Fecomércio Ceará, em parceria com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (CAEN/UFC), disponibilizou aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo e aos colaboradores do Sistema Fecomércio, o Mestrado Profissional em Economia de Empresa. Pioneiro, o curso atende as necessidades dos empreendedores locais por formação específica para a área de economia empresarial.

Nesta terça-feira, 19, na sede do Sistema Fecomércio Ceará, aconteceu a aula inaugural do Mestrado, que contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, e dos 55 alunos, entre empresários e colaboradores do Sistema Fecomércio, já selecionados para iniciarem o curso.

Para o Professor Luís Antônio, Consultor de Relacionamento Institucional do Senac Ceará, o Mestrado vai abrir novas perspectivas e ampliar a visão dos empresários sobre a gestão do comércio. “Em 70 anos do Sistema Fecomércio, estamos lançando um mestrado que está abrindo uma nova vertente no campo do ensino, dentro do Sistema Fecomércio. Uma iniciativa que trará muitos resultados positivos para os alunos, o mercado e também para as instituições envolvidas”, observou.

De acordo com o professor Luís Antônio, os frutos desse Mestrado são vários. Primeiro, ressalta, por ser um curso voltado ao setor privado, vai abrir uma nova linha de pesquisa. Os alunos farão suas dissertações direcionadas à economia das empresas. Além disso, informa, o curso traz palestras, seminários e disciplinas optativas com foco no desenvolvimento do comércio.

De forma prática, o professor destaca que o Mestrado lança ao mercado empresários mais preparados, que terão mais conhecimentos para melhor administrar suas empresas, contribuindo não só para a sustentabilidade, mas também para o crescimento dos seus negócios. “A educação é a base, é fundamental. Não se pode ter uma boa gestão sem fundamento científico. Antes, só a prática bastava, mas hoje, com o advento da tecnologia, o conhecimento é essencial para um bom desempenho na gestão. O próprio mercado está exigindo isso”, defende.

Geísa Benegas, secretária financeira do programa de mestrado profissional da UFC, afirma que há muito tempo a Universidade não apostava em um mestrado voltado para a economia do setor privado. Segundo ela, essa demanda da Fecomércio veio em um bom momento e foi vista com “bons olhos” pela UFC, pois aposta no desenvolvimento de pequenos, médios e grandes empresários, contribuindo para o comércio e a economia local.
Geísa Benegas explica ainda que todas as disciplinas são voltadas especificamente para o público empresarial e seus interesses. Dessa forma, os alunos terão um maior conhecimento de economia para a área empresarial, e com isso vão conseguir visualizar as melhores decisões para gerenciar suas empresas.

E foi esse o principal objetivo que levou a empresária Paola Zanotelli a se inscrever no Mestrado. Ligada ao setor de eventos, ela já vinha procurando uma formação nessa área, mas não encontrava nada específico. Com essa pós-graduação, espera ter noção do mercado e do seu setor, para assim, administrar de forma mais assertiva a sua empresa. “Achei essa iniciativa da Fecomércio ótima, pois ajuda os empresários a se desenvolverem numa área importante para nós. Conhecimento nunca é demais”, avalia.

As aulas acontecem de terça a quinta-feira, na sede do Sistema Fecomércio, das 18h30 às 21h30. A duração do mestrado é de dois anos, sendo o primeiro ano para as aulas, e o segundo para a elaboração de dissertação do mestrado. Para participarem do processo de seleção os empresários tiveram que apresentar somente o Cartão do Empresário do Sistema Fecomércio. De acordo com o professor Luís Antônio, a perspectiva é que em breve abra o processo seletivo para a segunda turma do mestrado, que deverá acontecer em 2020.O curso teve iniciativa do diretor do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Fernando M. Bittencourt, com apoio integral do presidente do Sistema Fecomércio-Ce, Maurício Cavalcante Filizola e do diretor Regional do SESC/SENAC - CE, Rodrigo Leite.