Empresário do Comércio otimista com o futuro da economia

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará – ICEC do bimestre maio/junho teve crescimento de +7,3% no sentimento geral de confiança dos empresários, com o índice passando de 92,5 pontos, no bimestre março/abril, para 99,3 pontos na medição atual.

Com esse resultado o Índice de Confiança do Empresário voltou a se aproximar do campo que indica otimismo (acima dos 100,0 pontos), mas permanece abaixo do índice do mesmo período do ano passado (104,9 pontos), e reflete preocupações com as perspectivas econômicas para o país – principalmente as de curto prazo.

O Índice de Situação Presente - ISP teve aumento de +13,0%, saindo de 72,0 pontos no bimestre março/abril, para 81,3 pontos na medição atual. O pessimismo é influenciado pela percepção de piora nas condições gerais da economia para 73,7% dos entrevistados e os reflexos sobre as empresas, com 79,2% das respostas indicando piora nas condições gerais dos negócios nos últimos seis meses.

Já o componente Índice de Situação Futura – ISF cresceu +3,2%, passando de 114,9 pontos no último bimestre para 118,6 pontos no período maio/junho. Colaborou para esse resultado a expectativa de momentos melhores para o setor de atividade para 72,4% dos entrevistados e a previsão de crescimento de vendas para 72,4% dos empresários consultados.

Finalmente, quanto ao Índice de Investimentos das Empresas – IIE, houve incremento de +10,1% resultando em um indicador de 91,5 pontos. O IIE reflete os planos de dispêndio de capital, com 87,4% dos empresários esperando queda no nível geral de investimentos, e disposição para contratar, intenção revelada por apenas 26,8% dos consultados.