Empresários assistem palestra sobre novas tecnologias e inovação na Reunião da Diretoria

O presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, reuniu os empresários do comércio de bens, serviços e turismo, conselheiros da Fecomércio, na manhã desta segunda-feira, 22, para mais uma reunião mensal da Diretoria da Fecomércio, que foi aberta com uma palestra sobre a inovação digital no setor, com o especialista em inovação, Ricardo Liebman. Também foram debatidos assuntos tributários e informes da assessoria legislativa. À tarde, foi realizada a reunião conjunta dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac.
Ricardo Liebman puxou o tema fazendo um resgate da evolução tecnológica na indústria e no comércio. De acordo com ele, as novas tecnologias promovem e exigem transformações rápidas e profundas e isso afeta todas as áreas – saúde, segurança, educação, negócios e cultura, por exemplo. Se bem aproveitadas, pontuou, elas oferecem oportunidade para empresas e governos resultando em um aumento radical de produtividade.
Para Maurício Filizola, a palestra foi oportuna para chamar a atenção sobre a necessidade de se manter bem informado acerca das transformações promovidas pelas novas tecnologias, afirmando que a sociedade acompanha isso e exige sempre serviços mais modernos. “O mercado vem passando por várias transformações trazidas pelas novas tecnologias, e isso vem acontecendo em um curto espaço de tempo. Nós, do comércio, não podemos nos acomodar, temos sempre que buscar essas inovações. E como líderes, é nossa responsabilidade buscar esses avanços e passar essas informações aos nossos colaboradores”, pontuou.
Tramitação
Sobre os projetos em debate no Legislativo cearense que têm impacto direto no comércio de bens, serviços e turismo, foi informado que o projeto que trata sobre as mudanças no Código das Cidade está em tramitação e ainda sem previsão de votação no plenário. O presidente Maurício Filizola recebeu, no início de abril, os vereadores Ésio Feitosa, Renan Colares e Benigno Júnior para debater os temas que dizem respeito ao comércio da cidade.
Outros projetos que interessam ao setor, deram entrada na Assembleia Legislativa, como o que dispõem sobre a redução de ICMS sobre a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação para as empresas que contratem jovem aprendizes no âmbito do Estado do Ceará.
Também está tramitando o projeto que trata sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira no âmbito do Estado do Ceará e o que cria o programa de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no âmbito do Estado do Ceará.
Título de Cidadão
O presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, informou que recebeu um convite para receber o Título de Cidadão do Crato. Filizola se disse honrado com a homenagem. Nascido no estado do Piauí, Filizola viveu a primeira infância no município de São Benedito, no Ceará. “Me considero um cearense e muito me orgulha ser considerado um cidadão cratense”, destacou.
Sesc e Senac
Na reunião conjunta dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac foi realizada uma apresentação da Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, sobre branded content, espaços nos meios de comunicação local para veiculação de notícias da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Ao final, foram apresentadas as prestações de contas das duas casas.

Voltar