Senac Reference recebe evento sobre Business Intelligence e tomada de decisão nos negócios

O evento Inteligência Ativa ocupou o auditório do Senac Reference, trazendo o tema "Transforme sua Empresa com Dados". A apresentação conduziu o público ao Business Intelligence (BI), moderno processo de gestão de negócios orientado para tomada de decisão, aliado às novas tecnologias e seu poder de orientar empresas em ambientes de incerteza.

Já que no passado recente decisões sempre foram tomadas com base em relatórios que apenas refletiam o que já havia ocorrido na empresa, a pergunta que norteou o encontro foi: como estamos tirando a informação dos dados que nós temos?

"O mundo gera uma quantidade enorme de dados e estudos nos mostram que a cada dois anos essa mesma quantidade acaba dobrando. Portanto, temos muitos dados, mas, não estamos conseguindo encontrar as informações que tanto precisamos", explicou César Ripari, diretor da área de arquitetura de soluções, da Qlik, multinacional especializada em Inteligência de Negócios.

"O que venho apresentar é o conceito de Inteligência Ativa. Com ela, nós podemos tomar decisões em tempo real. A partir do momento que o dado é criado e passar por um processo de transformação e de engenharia, este dado chega ao tomador de decisão para que a ação necessária seja executada no exato momento que as coisas estão acontecendo. O que apresentamos aqui é a evolução do Business Intelligence e nós queremos compartilhar isso com o público de Fortaleza, pontuou Ripari.

Mercados cada mais voláteis e incertos, com novas exigências para os empresários do varejo obterem ferramentas e formas inovadoras de pensar os negócios, foram alguns dos motivos para a Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio-CE), através do Senac, promover o evento.

"O encontro é uma oportunidade para o empresário entender como a tecnologia pode inovar o negócio dele, trazendo produtividade, tendo um conhecimento maior, um melhor controle do seu próprio negócio. Esse tipo de ferramenta e de tecnologia apresentada, ajuda o empresariado a entender onde ele pode melhorar, tornado-o mais competitivo. O empresário que deseja mudar, melhorar e continuar existindo no mercado, deve estar atento a essas tecnologias", pontuou Raniere Medeiros, um dos diretores do Sistema Fecomércio e membro do Conselho do Senac.