Fecomércio-CE lança novos Guias de Orientação Empresarial

Seis novas edições dos Guias de Orientação Empresarial acabam de ser lançados pela Fecomércio-CE (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) como parte do Projeto “Fortalecimento do Comércio”. Realizado em parceria com o Sebrae, o Projeto visa tornar mais eficiente a gestão empresarial dos empreendimentos do comércio de bens, serviços e turismo do Ceará.

Com a elaboração dos Guias de Orientação, é possível dispor de informações sobre as atividades dos diversos segmentos do Comércio, conhecer os passos indispensáveis para a formalização das empresas, além de contar com um roteiro completo para a preparação de planos de negócios e para a captação de recursos. As publicações integram um projeto mais amplo de fortalecimento setorial, que inclui o levantamento de dados sobre as empresas e o perfil do empresariado, bem como ações focadas no fortalecimento dos Sindicatos filiados à Federação.

Outro ponto relevante é que os Guias também oferecem uma lista completa dos serviços disponibilizados tanto pelos Sindicatos, quanto pelo Sistema Fecomércio que engloba o Sesc, o Senac e o IPDC. “Com esse projeto, a Federação reitera sua missão institucional de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e gerar oportunidades para que as empresas do setor assegurem melhores resultados”, destaca Luiz Gastão Bittencourt, presidente da Fecomércio.

A segunda fase do projeto, que já teve outros seis títulos lançados, contempla o Sindilojas de Juazeiro do Norte, Iguatu e Crato, o Comércio varejista de Caucaia e o segmento de farmácias e lavanderias. Na primeira fase, lançada em 2015, os setores de Salão de Beleza, Eventos, Asseio e Conservação, Auto-Escola, e do Comércio Varejista de Pacajus e Sindióptica se integraram ao Projeto. Agora, são 12 os segmentos atendidos, dentre os 36 sindicatos filiados e que representam 150 mil empresas cearenses.

Para Antônio Félix, presidente do Sincofarma (Sind. do Com. Varejista de Prod. Farmacêuticos de Estado do Ceará), esse trabalho é de grande importância para o setor: “estamos efetivamente empenhados em contribuir, e a construção deste Guia fortalece nosso segmento farmacista. Com a participação de todos, conseguiremos manter os direitos e assegurar conquistas por meio de um Sindicato forte e em prol da coletividade”.

Para Alci Porto, Diretor Técnico do Sebrae Ceará e parceiro do Projeto, “os Guias reúnem, de forma objetiva e sucinta, tudo o que é necessário para uma gestão eficaz, fortalecendo os sindicatos e reforçando as boas práticas de vendas. Com isso, ganhamos todos: não só pelo reforço da atividade comercial em si, mas pelo fortalecimento dos pequenos negócios, os reais e decisivos promotores do nosso desenvolvimento”, destacou o diretor.O Projeto prevê o atendimento de todos os segmentos do comércio, representados pela Federação. Tem como fases a elaboração de pesquisa e diagnóstico do setor, seguido de planejamento estratégico e culmina com a elaboração do Guia.

Serviço
Os Guias estão disponibilizados nas sedes dos Sindicatos filiados à Fecomércio-CE.
Encontre os endereços e telefones clicando aqui.