Fecomércio cria Câmara de Desenvolvimento e Inovação

Foi aprovada durante reunião da Diretoria da Fecomércio-CE, realizada nesta terça-feira, 26, a criação e formalização da Câmara de Desenvolvimento e Inovação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará. A Câmara vai abrigar o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Sistema Fecomércio-CE, já existente e os dois novos Conselhos, o de Inovação e Pesquisa, e o de Políticas Públicas e Tributação. De acordo com o presidente da Fecomércio, Maurício Filizola, a Câmara e os Conselhos surgem como um apoio aos sindicatos, além de expandirem a atuação da Federação.
Maurício Filizola explicou que a Câmara será conduzida pela presidência da Fecomércio-CE, e tem como missão fomentar e acompanhar as políticas, leis, estratégias e objetivos ligados ao desenvolvimento da cultura da inovação, bem como da pesquisa e do desenvolvimento do comércio, com fins de favorecer a longevidade, competitividade e a atualização permanente dos sindicatos e das empresas que compõem a Fecomércio-CE.
“Ao invés de ficar tudo concentrado na Federação, a Câmara e os Conselhos vão dar mais voz aos sindicatos, pois precisamos da presença dos empresários na nossa comunicação diária”, comentou Maurício Filizola. À frente do Conselho Empresarial de Inovação e Pesquisa foi nomeado Ozair Gomes, presidente Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicação e Automação do Ceará (Seitac). Já no comando do Conselho Empresarial de Políticas Públicas e Tributação, foi escolhido o Sindicato do Comércio de Peças e Serviços para Veículos do Estado do Ceará (Sincopeças), Ranieri Leitão.
Homenagem
Durante a reunião, os conselheiros também aprovaram o regimento da Ordem do Mérito Comercial do Estado do Ceará, uma homenagem feita a personalidades que se destacaram pelo incentivo ao comércio de bens, serviços e turismo. Neste ano, será a primeira edição da comenda, entregue pela Fecomércio Ceará, que escolheu para recebê-la o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Roberto Tadros.
Código da Cidade
Durante a reunião foi apresentada ainda uma análise jurídica sobre o projeto de lei complementar do Código da Cidade de Fortaleza, que está tramitando na Câmara Municipal. De acordo com a Consultora Jurídica da Fecomércio-CE, Fabiana Gondim, o projeto é amplo e é necessário que os empresários apontem quais os principais gargalos que esse projeto pode trazer para o comércio da cidade.
A consultora apontou alguns, como auditorias ambientais custeadas pelas empresas, afirmando que não está claro quantas auditorias serão realizadas. Também há previsão de restringir anúncio e publicidade, além da proibição da entrega de panfletos em logradouros públicos. Outro ponto citado foi refere-se à construção, reconstrução, reforma e manutenção de calçadas; podendo ser cobrado do particular se não o fizer, além de multa, um acréscimo de 30% do valor da despesa.
Segundo Maurício Filizola, é fundamental que os empresários acompanhem essas mudanças para que possam fazer a devida defesa do comércio na Câmara Municipal. Por isso, está agendada para essa sexta-feira, 29, uma reunião com os vereadores que fazem parte da comissão técnica que está discutindo o projeto do Código da Cidade.
Saúde Bucal
Ao longo do dia, foi realizada a reunião dos Conselhos Regionais do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na ocasião, o projeto Saúde Empresa OdontoSesc foi apresentado. Trata-se de duas unidades móveis de atendimento que promovem a saúde bucal nas empresas, para colaboradores que possuem o Cartão Sesc.
As empresas localizadas em Fortaleza e que estejam interessadas em receber o atendimento da unidade móvel OdontoSesc, devem realizar parceria com o Sesc. A unidade móvel conta com equipe de dentistas especialistas, análise do histórico de saúde bucal, avaliação odontológica, limpeza dentária e aplicação de flúor. Se houver necessidade de tratamento, os pacientes serão encaminhados para as clínicas fixas de odontologia do Sesc.

Voltar