Fecomércio divulga pesquisa sobre comportamento do comércio na Pandemia

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 8 de março, com 535 empresários e tem abrangência para todo o Estado

A Fecomércio, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), realizou pesquisa de opinião com empresários sobre o posicionamento das empresas em relação ao funcionamento diante da pandemia do Coronavírus no Estado. O estudo tem o objetivo de levantar qual a influência da abertura do comércio para o aumento no número de casos do Covid-19 em todo Ceará.

A pesquisa foi realizada entre os dias 07 e 08 de março, com 535 empresários, através de aplicação de questionários online. Segundo o levantamento, 54% dos entrevistados informaram que não houve funcionário infectado por Coronavírus nos seus estabelecimentos. Outro dado importante é que 97% dos empresários afirmaram não ter havido ocorrência de óbito por Coronavírus nas suas empresas.

Em números absolutos, considerando o universo de 34.131 colaboradores das empresas pesquisadas, 1.912 relataram casos de infecção e a soma dos casos que foram a óbito foi de 23.

Medidas adotadas

De acordo com a pesquisa, 85% das empresas adaptaram o horário de atendimento para enfrentar a pandemia. Dentre as medidas adotadas foram citadas:  regulação do limite de pessoas dentro dos estabelecimentos, 39%; restrição no horário de funcionamento, 31%; diminuição do quadro funcional, 14%; e revezamento dos funcionários por turno/dia, 8%.

Os empresários também responderam sobre o treinamento dos funcionários para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus. Conforme os dados, 73% investiram em procedimentos corretos de prevenção, 56% em uso correto de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), 54% em higiene e 34% em rotina de trabalho.

A pesquisa perguntou também sobre os métodos utilizados para acompanhar a saúde dos funcionários. 91% citaram disposição acessível de álcool em gel, 66% destacaram atenção quanto ao surgimento de sintomas respiratórios, 57% citaram medição de temperatura, 31% pontuaram controle de fluxo em ambiente de alimentação, 13% citaram disponibilidade gratuita para teste de Covid-19, 3% informaram sobre vacina contra gripe e 23% apontaram outras medidas.

Influência

Para o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, o resultado da pesquisa comprova que o funcionamento do comércio formal não influencia para o aumento do número de casos, informando ainda que as empresas estão tomando todas as providencias de proteção para colaboradores e clientes, e para evitar aglomerações.

“A abertura do comércio formal não foi o motivo do crescimento acelerado da quantidade de casos da doença em nosso Estado. Desde o momento da retomada, o comércio investiu e cumpre rigorosamente todos os protocolos para um funcionamento seguro de suas atividades”, pondera.

O erro amostral na pesquisa é de no máximo 4,2% para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.