Fecomércio homenageia Tadros e Luiz Gastão em primeira edição da Ordem do Mérito Comercial

A Fecomércio Ceará realizou na noite desta sexta-feira, 17, a solenidade de outorga da Ordem do Mérito Comercial do Ceará, que em sua primeira edição, homenageou com o grau de Grão-Colar o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, e o presidente licenciado do Sistema Fecomércio Ceará e vice-presidente administrativo da CNC, Luiz Gastão Bittencourt. O evento contou com a participação de presidentes de várias Federações do País, além de presidentes de sindicatos, autoridades do Ceará e da imprensa.Os homenageados receberam o Grão-Colar das mãos do Conselho Fundador da Ordem, formado pelo seu presidente, Maurício Filizola; o chanceler do Conselho, Cid Alves; o secretário do Conselho, Sérgio Braga e o Conselheiro de Ética do Conselho, Luiz Fernando Bittencourt.

“Essa honraria representa um carinho do Sistema Fecomércio Ceará e do povo cearense. Muito obrigado”, agradeceu José Roberto Tadros ao iniciar a sua fala. O presidente da CNC reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelas federações do comércio em todo o País e lembrou que o comércio representa, hoje, cerca de 72% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 85% dos empregos gerados no Brasil. “Por isso temos uma grande responsabilidade no crescimento deste País”, pontuou.

Segundo José Roberto Tadros, é através do incentivo ao empreendedorismo que se pode minimizar os índices de desemprego. Ele ponderou que quando uma empresa é aberta, consequentemente se gera mais emprego e renda, contribuindo de forma direta para o desenvolvimento da economia e dos demais setores.Ao finalizar sua fala, o presidente da CNC agradeceu mais uma vez a honraria recebida. “A generosidade dos senhores nos engrandeceu profundamente. Receber uma homenagem do Ceará é extremamente importante e significativo para mim”, finalizou.

Satisfação
Luiz Gastão falou da felicidade e satisfação em receber a mais alta honraria da Ordem do Mérito, o Grão-Colar. Ele lembrou sua trajetória no Sistema Fecomércio Ceará e da mudança repentina ao assumir, em dezembro de 2017, como interventor, a administração da Fecomércio do Rio de Janeiro, onde permaneceu por um ano. Logo após, foi eleito vice-presidente administrativo da CNC, iniciando um novo ciclo na Confederação.
“Toda essa trajetória me remete a agradecer a todas as pessoas que, junto conosco, contribuíram para que eu pudesse chegar aqui. Todos os colaboradores que fazem o Sistema Fecomércio e a Confederação Nacional”, citou.

Para Luiz Gastão, só quem teve a oportunidade de estar à frente do Sistema Fecomércio, percorrendo as unidades do Sesc e Senac pelos os municípios, e vendo a transformação nas vidas das pessoas, pode entender a importância desse trabalho. “Entende o quanto isso nos dá energia, vigor e paixão pelo que fazemos e acredita que podemos fazer um País diferente”, observou, afirmando que o Sistema S do comércio está no caminho certo, se esforçando para continuar ajudando o Brasil a ser cada vez maior mais forte e pungente.

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, falou da honra que foi para a Federação do Ceará, em sua primeira Ordem do Mérito, homenagear José Roberto Tadros e Luiz Gastão, ambos dedicados a ampliar a atuação e os impactos das instituições que compõem o Sistema Fecomércio.
“Hoje o Sistema Comércio de todo o Brasil escreve uma das mais significativas passagens de sua história. É uma grata satisfação integrar esse grupo de lideres, aqui no Ceará, me dedicar a tão nobre missão: a de representar as empresas e os empresários do segmento do comércio de bens, serviços e turismo”, destacou.

Filizola disse ainda que federações e sindicatos patronais do comércio estão unidos com o mesmo propósito, de defender o maior sistema de desenvolvimento social do Brasil. Segundo ele, estar à frente do Sistema Fecomércio no Ceará é ser fiel ao que dedicados empresários plantaram, em mais de 70 anos de atuação. O presidente aproveitou para agradecer a presença de todos nos três dias de intenso trabalho e reflexão, proporcionados pelo 35º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE) realizado, em parceria com o Sindilojas, e que trouxe para Fortaleza grandes lideranças do setor.

“Não poderíamos ter melhor sorte, receber amigos, refletir sobre temas atuais e relevantes e ainda fechar esse ciclo com um grande momento de gratidão e de reconhecimento. Muito obrigado a todos e a todas. Que este momento sirva para nos fortalecer e nos inspirar na nossa caminhada para cumprir o nosso papel de servir”, finalizou.