Fecomércio realiza programação para analisar o setor produtivo do Turismo

O evento será realizado totalmente online, através de lives e webinar, com a participação de diversos especialistas. 

Debater de forma aprofundada sobre o atual cenário e as perspectivas do Turismo, um dos setores mais importantes em movimentar a economia do Ceará. Esse é o principal objetivo da programação realizada pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Sistema Fecomércio Ceará (Cetur), que acontece dos dias 25 a 30 deste mês, e promoverá vários debates sobre o tema. O evento destaca o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, e também vem apresentar o setor como parte importante do comércio, através do conceito idealizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), “Comércio e Turismo viajam juntos”.

“Realizar esse evento, no período em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, é ratificar a importância e o significado desse setor produtivo, bem como reconhecer que o Turismo é a vocação do Ceará”, defende a presidente do Cetur, Circe Jane Teles.

A programação reunirá diversos especialistas e será aberta ao público. A primeira live acontece no dia 25, com o tema “Carreiras Conectadas – Recepção e Reserva – Governança – A&B – Gastronomia” e contará com a participação da presidente da Associação Nacional Brasileira de Governantas (ABG Nacional), Maria José Dantas e do presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará (Sindegtur) Alberto Augusto de Lima Neto.

A segunda live será realizada no dia 28, com o tema “As instituições de ensino e a articulação com o trade turístico”. O debate terá a participação da presidente do Cetur, Circe Jane; da consultora de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Senac, Cíntia Oliveira; da coordenadora de Graduação de Eventos da Unifor, Milena Auip e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros. As lives serão transmitidas pelo Instagram da Fecomércio. 

Cenário e Perspectivas

Já no dia 30 acontece o webinar “Turismo e Eventos – impactos que precisam ser compreendidos”, transmitido pelo Youtube da Fecomércio, ação conjunta do Cetur CE e da Câmara Setorial de Turismo e Eventos - CSTE. O debate ao vivo e online contará com a participação de Mariana Aldrigui, do Cetur de São Paulo; do presidente da Fecomércio, Maurício Filizola; da presidente da (CSTE), Anya Ribeiro; do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves, e da presidente do Cetur, Circe Jane. 

“Em nosso Webinar e nas lives abordaremos o cenário e perspectivas do Turismo e dos Eventos, índices econômicos gerados pelo segmento, geração de postos de trabalho, carreiras profissionais e a matriz curricular das instituições de ensino técnico e graduação para as carreiras relativas ao Turismo”, resume Circe Jane.      

De acordo com a presidente do Cetur no Ceará, há muito o que ser debatido sobre o setor de Turismo e Eventos. Circe Jane explica que atualmente são vários desafios a serem enfrentados, como o fomento e a promoção do destino Ceará na retomada; a captação de novos voos; geração de índices para formatação de projetos de sustentabilidade aos gestores e de investimento no setor por parte da iniciativa pública e privada, além de outros. 

“A perspectiva para o futuro do setor no Ceará é reestabelecer os índices de crescimento a partir de 2021, considerando que isto acontecerá gradualmente nos próximos três anos”, considera.

Transformação 

De acordo com Circe Jane, nesse período de pandemia, devido ao novo Coronavírus, a Fecomércio, através do Cetur, uniu-se às instituições do setor para buscar alternativas de sustentabilidade às empresas da cadeia produtiva do Turismo e Eventos; articulando, por meio de interlocução com as diversas instâncias governamentais, a fim de demandar soluções em uma retomada segura e menos traumática.

Marcos Pompeu, secretário executivo do Cetur, informa que o Turismo representa hoje, 13% do PIB do Ceará, e que a evolução desse setor, nos últimos 20 anos, é extraordinária, por isso o Sistema Fecomércio (Sesc, Senac e IPDC), juntamente com o Cetur, é uma voz altiva e permanente do empresário do Turismo no Estado.

De acordo com Marcos Pompeu, esse evento não é focado na retomada do setor, mas sim na sua transformação provocada pela pandemia. “Não estamos mais tratando de retomada do setor, nós já retomamos. Estamos falando de transformação do Turismo no Ceará, no Brasil e no mundo com protocolos de segurança, níveis de qualidade de higiene e de cuidados diferentes, e isso vai permanecer. Essa é uma oportunidade de atingirmos padrões de qualidade e proteção que vão ficar para sempre”, analisa.

Para o presidente da Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, a Semana do Turismo é mais uma ação da Federação para identificar os gargalos e apontar soluções viáveis para esse setor que é um dos mais afetados pela crise econômica gerada pela pandemia. “Estamos sempre atuantes em discutir e também ouvir as demais instituições com o intuito de colaborar para a recuperação e fortalecimento do Turismo e Eventos”, pontuou.

Programação alusiva ao Dia Mundial do Turismo

Sexta - 25 de setembro

Live: Carreiras Conectadas – Recepção e reserva – Governança – A&B – Gastronomia

Horário: 15 horas

Transmissão: Instagram Fecomércio Ceará

 

Segunda – 28 de setembro

Live: As instituições de ensino e a articulação com o trade turístico

Horário: 15 horas

Transmissão: Instagram Fecomércio Ceará

 

Quarta – 30 de setembro

Webinar: Turismo e Eventos – impactos que precisam ser compreendidos

Horário: 09 horas

Transmissão: Youtube Fecomércio Ceará

Voltar