Fecomércio recebe a visita do Embaixador e Consul do Peru

O presidente em exercício do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, recebeu na manhã desta quarta-feira, 28, o Embaixador do Peru no Brasil, Sr. Vicente Rojas Escalante, e o Consul do Peru em Fortaleza, Dr. Javier Yugar. O objetivo da visita foi conhecer o trabalho social do Sesc, e de educação profissional do Senac, particularmente na área de gastronomia, atividade priorizada no Peru, como elemento de atração e promoção do País, e de educação e inclusão social.

Maurício Filizola explicou o funcionamento do Sistema Fecomércio, por quais entidades é formado e qual sua missão. Foram apresentados ao Embaixador e ao Consul as atividades e ações da Fecomércio, explicando a atuação do Sesc, braço social do Sistema Fecomércio; e do Senac, responsável pela educação profissional. A apresentação do Sistema também foi feita através de vídeos que detalharam as iniciativas das instituições.

O presidente em exercício salientou que o Sistema tem interesse em estreitar essa interação com o Peru, principalmente nas áreas gastronômica, educacional e cultural. Segundo Maurício Filizola, a Federação já está pronta para construir projetos que contemplem essa união. Ele aproveitou a oportunidade e fez um convite para que chefs e estudantes peruanos participem, em outubro, do evento gastronômico Pitadas, Saberes e Sabores. “A Fecomércio está com as portas abertas para ampliar essa relação. Podemos construir muito a partir dessa união”, reiterou.

A diretora de Programação Social do Sesc, Patrícia Rinaldi, fez a apresentação do Sesc e de suas atividades. Ela explicou que a entidade trabalha em prol da qualidade de vida, e no segmento alimentar há uma preocupação com a nutrição, a partir da oferta de refeições naturais e saudáveis para seus usuários, através de seus restaurantes e lanchonetes, incentivando o consumo de frutas, verduras e sucos naturais. Além disso, Patrícia Rinaldi destacou que há o acompanhamento de três mil crianças de três a seis anos, em todo o Estado, na prevenção da obesidade infantil.

Também foi apresentado ao Embaixador e ao Consul, através de um vídeo, o programa Mesa Brasil Sesc que tem por missão contribuir para a segurança alimentar e nutricional da população em situação de maior vulnerabilidade. Segundo Patrícia Rinaldi, essa iniciativa atua na redução do desperdício a partir da distribuição de alimentos doados por parceiros, e no desenvolvimento de ações educativas.

Rodrigo Leite, diretor de Educação Profissional do Senac, explicou que a entidade é hoje a maior escola profissional do País, com o maior volume de formação em mais de 800 cursos, dos quais 98% contam com novo modelo pedagógico, o que há de mais inovador para a formação profissional. Na área de gastronomia, Rodrigo Leite apresentou o projeto Saberes e Sabores, que tem o objetivo de estudar e valorizar os ingredientes do Ceará, e que ajudou no nascimento do evento Pitadas, Saberes e Sabores.

Para a diretora regional do Senac, Ana Cláudia Martins, os dois países, Brasil e Peru têm muito a ganhar através de um intercâmbio de conhecimentos na área gastronômica, devido às riquezas que ambos possuem nesse setor. Ela lembrou da missão técnica do Núcleo Nordeste do Senac, em 2013, em Lima, onde teve a oportunidade de participar da maior feira gastronômica da América Latina e pôde perceber a grandeza que o Peru possui na área da gastronomia. Na sua avaliação, será muito proveitoso se essa parceria vier a crescer e se fortalecer.

O Embaixador, Sr. Vicente Rojas disse ter ficado impressionado com a grandeza dos projetos do Sistema Fecomércio, que, no seu entendimento, abraçam principalmente a área social.  Ele também afirmou seu desejo de fortalecer a união entre o Peru e o Brasil, principalmente após ver o esforço que os empresários estão fazendo em prol do desenvolvendo social do País, o que vem possibilitando resultados altamente significantes.

Javier Yugar agradeceu a oportunidade e deixou claro que no cargo de Consul do Peru em Fortaleza possui a missão de estreitar ainda mais os vínculos entre os dois países. “Temos vários projetos nas áreas do turismo, gastronomia e cultura em que podemos tornar realidade”, pontuou.

Maurício Filizola recebeu das mãos do Embaixador um livro de gastronomia: Lima - Cozinha Peruana Contemporânea, e presenteou os dois convidados com uma caixa com os principais produtos gastronômicos do Ceará, além de livros publicados pela editora Senac.

Participaram ainda a diretora Institucional da Fecomércio, Cláudia Brilhante; o diretor administrativo financeiro do Senac, Sylvio Britto e o secretário executivo do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio, Marcos Pompeu.