Filizola debate o comércio do Ceará no programa Diálogos Terciários

Promovido pelo Sebrae, o tema “Comércio: inovação e tradição” será debatido em live, no dia 01 de outubro

O presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, participa do programa Diálogos Terciários, promovido pelo Sebrae Ceará, que dessa vez traz o tema “Comércio: inovação e tradição”. A live acontece nessa quinta-feira, dia 01, a partir das 19 horas, no Youtube e conta também com a participação do sociólogo, especialista em desenvolvimento local e em comércio exterior, Juarez de Paula.

Entre os três setores da economia, o que mais vem crescendo no Brasil, desde as últimas décadas do século XX, é o setor terciário, formado pela atividade comercial e também pela prestação de serviços. De acordo com o Sebrae, essa tendência se consolidou no século XXI, especialmente nas atividades de serviço, devido à tecnologia e à comunicação digital.

Com a chegada das novas tecnologias, as atividades comerciais enfrentaram várias dificuldades para se adaptar ao mundo virtual. Por isso, essas empresas precisaram se reinventar para sobreviver no mercado. Essas e outras questões serão abordadas durante a live.

“Para nós, cearenses, o comércio é algo que faz parte da nossa cultura e maneira de ser. Talvez por isso, a história do Ceará e do comércio se confundem. O comércio é uma atividade dinâmica, e ao longo dos anos, muita coisa evoluiu, se modernizou e trouxe novas maneiras de fazer comércio. Participar do Diálogos Terciários e poder falar um pouco sobre essa atividade no Ceará é uma oportunidade de abrir a mente para debater as mudanças que estamos atravessando no momento”, avalia Maurício Filizola.

O programa Diálogos Terciários conta com a participação de acadêmicos, empresários, empreendedores, agentes governamentais e colaboradores do Sebrae sobre o presente e o futuro do setor terciário. Ele é realizado em parceria com o Laboratório Comércio e Cidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, e com o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

Serviço

Diálogos Terciários – Live “Comércio: inovação e tradição”

Data: Quinta-feira, 01 de outubro

Horário: 19h

Transmissão: Youtube do Sebrae-Ce

Voltar