Finep lança editais de financiamento de Startups brasileiras

Agência pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que também conta com a parceria da Fecomércio Ceará, pretende fomentar projetos com foco em ciência, tecnologia e inovação

Finep, agência federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), que tem como parceira a Fecomércio Ceará através do Inovacom, Hub de Inovação do Comércio, está com chamadas públicas voltadas ao fomento de Startups de todo o País. A entidade lançou recentemente, por exemplo, o primeiro edital do Programa Mulheres Inovadoras, criado para estimular startups lideradas pelo público feminino, de forma a contribuir para o aumento da representatividade das mulheres no cenário empreendedor nacional.

Programa Mulheres Inovadoras tem como finalidade apoiar o empreendedorismo feminino em empresas nascentes inovadoras e de base tecnológica. Após o término do período de submissão de propostas, que se encerra no dia 16 de março, a Finep selecionará 20 startups lideradas por mulheres para receberem um programa de aceleração durante 30 dias, após o qual serão selecionadas até cinco startups para recebimento de uma premiação de R$ 100 mil cada, conforme critérios estabelecidos no edital. Vale destacar ainda que a iniciativa contará, ainda, com o apoio de parcerias como Sebrae Nacional, RME - Rede Mulher Empreendedora, e Founder Institute.

“O MCTIC atua em vários programas de apoio ao empreendedorismo inovador, segmentados por temas, estágios de desenvolvimento de negócio, demanda de capital. O programa Mulheres Inovadoras segue essa lógica, oferece oportunidades voltadas especificamente a mulheres que desejam empreender e promove a diversidade no ecossistema brasileiro de startups", explica Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC.

A Finep lançou ainda o terceiro edital do Programa Finep Startup, que tem o objetivo de alavancar empresas de base tecnológica em fase final de desenvolvimento de produto ou que precisem ganhar escala de produção, com viabilidade comercial comprovada. O limite de recursos totais desta rodada é de R$ 30 milhões para 25 startups. O período para envio de propostas fica aberto até o dia 15 de março.

Neste edital, o valor do investimento da financiadora poderá chegar até R$ 1.2 milhão em cada uma das empresas selecionadas, o que representa um aumento de 20% em relação ao investimento máximo das edições anteriores. Para concorrer, as startups precisam ter protótipo MVP (Minimum Viable Product, em português, Produto Viável Mínimo), prova de conceito ou, preferencialmente, já estarem realizando as primeiras vendas.

“A Finep é uma instituição séria e comprometida com o fomento do desenvolvimento e da Inovação em todos  os setores da Economia, incluindo-se o do Comércio. A Fecomércio-Ce, por meio do Inovacom, também vai preparar uma série de atividades com o Escritório Regional da Finep para fazer chegar de forma clara e segura os editais e recursos a todos os Sindicatos que compõem a base da Fecomércio no estado do Ceará”, explica Luis Antônio Rabelo Cunha, consultor de relacionamento institucional do Senac Ceará.