Fortaleza recebe 21ª edição do circuito nacional Palco Giratório

De 5 a 11 de abril, o circuito nacional Palco Giratório, promovido pelo Sesc em todo o Brasil chega ao Ceará. A iniciativa propõe uma rede de intercâmbio e difusão das linguagens artísticas (teatro, dança, circo, intervenções, performances), acreditando na arte como meio de transformação social, mediação de saberes, reflexões, culturas e diversas visões de mundo. O acesso à programação é gratuito.

Para atender um maior número de pessoas, as apresentações e oficinas acontecerão em Fortaleza e no Cariri, em três etapas ao longo do ano. No mês de abril, a capital cearense recebe os espetáculos: “P´S”, da Trapiá Cia de Teatro de Caicó, do Rio Grande do Norte; “Concerto em RI Maior”, da Cia dos Palhaços, do Paraná, e “Como Manter-se Vivo?”, da artista pernambucanaFlávia Pinheiro.

Acontece também a oficina “Cartografia do instante”, com duração de oito horas. A formação, destinada a artistas performers maiores de 18 anos, tem o objetivo de preparação físico-perceptiva, trabalhando alinhamento, força, concentração, definição e afinação dos sentidos.

A programação segue em agosto, com espetáculos e oficinas formativas, atividades gratuitas em que membros dos grupos compartilham conhecimentos e vivências, possibilitando maior intercâmbio entre a produção local e o artista de outra região. Em novembro, o Circuito chega ao Cariri, finalizando e comemorando a 20ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, fruto de uma ação do Palco Giratório.

Sobre o Palco Giratório

Uma das maiores iniciativas no segmento do país, o Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro. A iniciativa soma-se às diversas atividades de fomento a cultura e a todas as linguagens artísticas desenvolvidas ao logo do ano pelo Sesc em todo Brasil.

O Circuito já levou uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado em 9.526 apresentações em todo o país, entre grupos de teatro de rua, circo, dança entre outras linguagens artísticas — em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos.

Programação Palco Giratório no Ceará

5/4 (quinta-feira)
P’S – Trapiá Cia Teatral (RN)
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701)
Horário: 20h
Classificação indicativa: 14 anos

8/4 (domingo)
Concerto em RI Maior – Cia dos Palhaços (PR)
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro)
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre

9 e 10/4 (segunda e terça-feira)
Ação formativa – Oficina Cartografia do instante: Treinamento para o performer
Local: Galeria Unidade Fortaleza do Sesc (R. Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)
Horário:13h às 17h
Inscrições pelo e-mail: oficinapalcogiratoriofortaleza@gmail.com
A oficina é destinada a performers, bailarinos, atores, artistas, maiores de 18 anos.

11/4 (quarta-feira)
Como Manter-se Vivo? – Flávia Pinheiro (PE)
Local: Teatro Cuca Mondubim (Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim)
Horário: 19h
Classificação indicativa: Livre

Serviço:
Palco Giratório em Fortaleza
Período: 5, 8, 9, 10 e 11/4
Entrada gratuita
Inscrições da oficina: oficinapalcogiratoriofortaleza@gmail.com

Voltar