Fórum de Saúde no Trabalho reúne importantes nomes da comunidade médica

Fórum de Saúde no Trabalho

 

O Sistema Fecomércio abriu, nesta terça-feira (7), o I Fórum de Saúde no Trabalho, que reúne no Senac Reference alguns dos mais renomados especialistas da comunidade médica e científica em palestras e mesa-redonda, com a presença de representantes de instituições privadas, setor público, corpo técnico e sociedade civil. O evento, que segue com programação ao longo desta quarta-feira (8), visa discutir a multidisciplinaridade e o cuidado integral à saúde com foco na prevenção e combate não só da covid-19, mas também de outras possibilidades de crises sanitárias.

No primeiro dia do encontro, foi possível analisar as alterações sociais já estabelecidas com a pandemia recente e de que forma as lições aprendidas podem contribuir efetivamente no planejamento de ações sustentáveis para outras possíveis crises no futuro.

O evento foi aberto pelo vice-presidente da Fecomércio, Luiz Fernando Bittencourt, que, ao citar os desafios atuais, lembrou da história da Federação e reafirmou o otimismo no futuro.

“Quando me perguntam o que será do setor produtivo após a crise sanitária causada pela covid-19 sempre cito a história da Fecomércio. Para estarmos aqui hoje, foi preciso superar as consequências da 2ª Guerra Mundial e contar com bravos empresários que se uniram para fundar aquela que é hoje a federação mais representativa de todo o Ceará. Desde então, assim como neste fórum, a Federação cumpre seu papel de transformar vidas e promover a manutenção da democracia política e econômica, alcançando inúmeras conquistas. Hoje, atuamos em todos os 184 municípios do Estado do Ceará, seja em unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada, e queremos fazer ainda mais a diferença. Esse trabalho pode ser observado por todo Sistema Fecomércio. Formado pela Federação, Sesc, Senac e IPDC, a instituição conta com 34 sindicatos filiados e uma estrutura organizacional para atender às mais de 150 mil empresas”, destacou Luiz Fernando.

O vice-presidente reforçou ainda que “a crise sanitária evidenciou a necessidade de medidas de proteção, capacitação e ações que foquem a organização dos processos de trabalho, normativas e as intervenções sobre segurança no trabalho, indicando a importância de realizar discussões ampliadas sobre os limites e as possibilidades no enfrentamento às pandemias, bem como sistematizar as experiências que já vêm sendo feitas”.

A programação desta quarta-feira (08) é restrita a convidados, sendo composta por mesas temáticas sobre saúde e suas relações com os setores de turismo, educação e comércio. “O nosso objetivo é repassar à sociedade os conteúdos abordados nas mesas de discussões, formando um guia de como as empresas podem se alinhar com a saúde pública através de ações ousadas e inovadoras para o combate às diversas crises ao longo dos anos”, afirma a consultora especialista do Sesc Ceará, Geórgia Philomeno.

O Sistema Fecomércio Ceará compreende que a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, oferecendo à população os serviços do Sesc, que tem a missão de cuidar do bem-estar dos trabalhadores, e do Senac, voltado para a qualificação profissional, empregabilidade e suporte às empresas para manutenção de seus negócios.

Voltar