I Encontro Territorial do Baião Social informa etapas e rotinas do projeto

O Baião Social, projeto desenvolvido em parceria entre o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e Senac, com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), avançou mais uma etapa. Na manhã desta segunda-feira, 25, foi realizado o I Encontro Territorial do Baião Social, momento que reuniu as 300 organizações selecionadas no edital de chamamento, para repassar as etapas e rotinas de acompanhamento do projeto.

Com foco na formação e impulsionamento das Organizações da Sociedade Civil, o Baião Social vai auxiliar diretamente no desenvolvimento institucional, potencializando ações nos territórios. Neste primeiro encontro foram explanadas as etapas de cada tópico do projeto que inclui formações remotas, mentorias e eventos presenciais. “Iniciar o Baião Social, junto com vocês, e dar continuidade a tudo o que já está sendo feito pelo Sesc e Senac nas comunidades de Fortaleza, para nós, é muito importante”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt.

De acordo com ele, o projeto é uma oportunidade de dar sustentabilidade e impulsionamento aos projetos sociais resultando em sua perenidade. “O Baião Social foi abraçado por todos que fazem o Sistema Fecomércio, compreendendo que precisamos sempre ampliar as nossas parcerias. Hoje, todos vocês podem se considerar parceiros do Sistema. A partir de agora vocês vão ser não só acompanhados, mas treinados, organizados e também farão parte de uma grande rede de solidariedade”, destacou.

Durante o encontro foram apresentadas as etapas do projeto, um estudo sobre a inovação social e o Baião Social, além de cases de inspiração. Segundo o superintendente do Sistema Fecomércio e diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, o projeto além de promover o desenvolvimento comunitário, agrega e fortalece as ações cidadãs do Terceiro Setor. “É um prazer enorme o Sistema estar aqui hoje, criando essa cadeia de evolução para todos esses segmentos”, pontuou.

Mayra Polizel, gerente de inovação social do CIEDS, informou que além da explanação das etapas, também foram entregues às organizações, o Selo Baião Social – que contempla as categorias diamante, ouro, prata ou bronze, de acordo com o grau de maturidade institucional. Mayra explicou que isso permitirá que a equipe do projeto faça um acompanhamento personalizado.

Ela adiantou ainda que as 20 organizações que mais se desenvolverem no projeto receberão um recurso semente para impulsionarem seus negócios sociais. Inicialmente, o Baião Social selecionaria 250 organizações, mas o atendimento foi ampliado. Das 418 organizações inscritas, 300 foram selecionadas.

 

 

 

 

 

 

Voltar