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Inadimplência do Consumidor de Fortaleza retrai e endividamento é o menor desde 2010

Inadimplência do Consumidor de Fortaleza retrai e endividamento é o menor desde 2010

A Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada em dezembro de 2018, revela que a taxa de inadimplência potencial retraiu -0,3 pontos percentuais, passando de 6,3%, em novembro, para 6,0%, o número de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos.

Com relação ao endividamento, 48,4% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O índice veio -0,9 pontos percentuais abaixo do indicador do último mês de novembro (49,3%), sendo o melhor resultado desde 2010, quando a atual metodologia passou a ser utilizada na pesquisa.

Diferença entre endividamento e inadimplência

Todo inadimplente está endividado, porém, nem todo endividado está inadimplente. Quando uma pessoa realiza um financiamento bancário ou tem contas no cartão de crédito, por exemplo, ela assume dívidas. No entanto, o que diferencia o endividado do inadimplente é o pagamento desta dívida. Quem tem contas parceladas e realiza o pagamento em dia, significa que está endividado. Porém, aquele que contrai uma dívida e não consegue realizar o pagamento em um prazo de 90 dias, este pode ser considerado inadimplente.

Perfil do Endividado

Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (18,7% dos entrevistados desse grupo afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade acima dos 35 anos (18,3%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (19,1%).

Comprometimento da renda

Em Fortaleza 48,4% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: cartões de crédito, citados por 75,6% dos entrevistados; financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 17,7%; carnês e crediários, com 6,7%; empréstimos pessoais, com 2,8%; e cheque especial, com 1,9%.

O consumidor utilizou o crédito para:

• Consumo de itens de alimentação (50,3% das respostas);

• Realização de despesas de educação e saúde (35,5%);

• Aquisição de eletroeletrônicos (33,1%); e

• Compra de artigos de vestuário (31,4%).

O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.412, com prazo médio de sete meses, comprometendo 37,1% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.

Orçamento familiar

A Pesquisa de Endividamento também revela que 81,8% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. Dos entrevistados, 11,3% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 6,9% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:

• A falta de orçamento e controle dos gastos, com 54,0%;

• As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 25,3%;

• O aumento dos gastos considerados essenciais, com 20,4%;

• Redução dos rendimentos, com 13,6%;

• Compras antecipadas, com 12,4%;

• Desemprego, com 8,9%; e

• Gastos imprevistos, com 8,2%.

Saiba mais

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.

A pesquisa de Endividamento é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento Financeiro e Orçamento Familiar. Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa.

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