Intenção de compra do consumidor aumenta em novembro

Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza apresentou aumento de +4,0%, passando de 95,3 pontos, em outubro, para 99,1 pontos neste mês. A recuperação é importante, pois ocorre no período de maior faturamento do varejo, levando o índice ao limite do indicador de otimismo (acima de 100 pontos).
O resultado do ICC foi influenciado pela melhora de 3,5% no Índice de Situação Presente (ISP) passando de 89,4 pontos, em outubro, para 92,5 pontos. Além do crescimento de 4,4% no Índice de Situação Futura (ISF), que atingiu o patamar de 103,5 pontos.

Expectativas dos consumidores
A pesquisa verificou que, nos últimos anos, os consumidores têm sentido os efeitos do ambiente econômico adverso, marcado pelo baixo crescimento, juros elevados e aumento do desemprego. Nesse cenário, o consumidor de Fortaleza tem sido cuidadoso nas compras, preservando sua capacidade de pagamento para aquilo que considera essencial ou aproveitando o calendário de promoções e liquidações.

Esse sentimento se reflete no Índice de Situação Presente, que se manteve no campo que indica o pessimismo (abaixo de 100 pontos) desde o final do primeiro trimestre do ano passado. O resultado de novembro é o segundo aumento sequenciado e reforça a indicação de reversão de tendência, com reflexos positivos sobre o potencial de vendas do varejo.

De acordo com o levantamento do ICC, entre aqueles que ainda demonstram maior otimismo, destacam-se os consumidores do gênero masculino (38,4%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (41,7%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (52,4%).
A pesquisa também aponta que 56,2% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 71,8% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

Em contrapartida, o consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com o ambiente econômico nacional, com 61,6% dos entrevistados descrevendo-o como ruim ou péssimo. Esse sentimento recebe influências da percepção das restrições na oferta de crédito e, principalmente, da estagnação do mercado de trabalho.

Pretensão de compra
Segundo o levantamento, a taxa de pretensão de compras teve crescimento de +3,5 pontos percentuais, passando de 35,7%, em outubro, para 39,2% neste mês. Essa taxa é superior à observada no mesmo mês do ano passado (38,6%), mostrando que a melhoria da confiança do consumidor deverá ser reverter em maior volume de vendas no varejo.

O valor médio das compras é estimado em R$ 291,57 e a intenção de compra mostra-se mais elevada para os consumidores do sexo feminino (39,6%), mais vigorosa para o grupo com idade entre 18 e 24 anos (46,1%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (52,1%).
Os produtos mais procurados são: artigos de vestuário, citados por 25,8% dos entrevistados; televisores (22,3%); calçados (19,8%); aparelhos de telefonia celular (14,5%); geladeiras e refrigeradores (10,3%); e móveis e artigos de decoração (10,0%).

Saiba mais
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio/CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC. O estudo tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.