Internos recebem certificação do Projeto Querer

Nesta quarta-feira (07/12), 38 internos do sistema penitenciário estadual receberam o Certificado do projeto “Querer – Qualificar e Empreender para Recomeçar”, implementado em parceria pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus/CE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE) e Sistema Fecomércio – por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE). Realizado desde 2014, o projeto já qualificou mais de 179 internos.

A solenidade aconteceu no auditório da Unidade Senac Centro, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt; da diretora do Senac/CE, Ana Cláudia Martins; do secretário da Sejus/CE, Hélio Leitão; e a coordenadora de inclusão social do preso e do egresso (Cispe) da Sejus/CE, Cristiane Gadelha. Estarão presentes ainda os 38 alunos do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) e da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes.

Dentro das unidades prisionais, os assistidos receberam capacitação na área de beleza. Foram ofertados pelo Senac/CE os cursos de Cabeleireiro Assistente (200 h/a) e Maquiador (160 h/a). Além disso, foram realizadas pelo Sebrae/CE palestras sobre empreendedorismo para que, além do ofício, eles tenham noção de como iniciar e manter o próprio negócio.

“Nosso objetivo é permitir o desenvolvimento do empreendedorismo por meio da capacitação profissional para que, caso não seja possível a reinserção no mercado de trabalho, haja a possibilidade de sustento por meio do empreendedorismo”, afirma a coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha. Para a diretora regional do Senac/CE, Ana Cláudia Martins, a qualificação profissional contribui para o retorno dos internos a uma convivência social equilibrada. “A inclusão produtiva transforma a vida deles e de suas famílias, ao criar oportunidades de um futuro melhor”, destaca.

Projeto “Querer – Qualificar e Empreender para Recomeçar” - Criado em 2014, o projeto é uma parceria entre o Senac/CE, o Sebrae/CE e a Sejus/CE visando desenvolver internos selecionados em um ofício e, assim, estimular o empreendedorismo, oferecendo uma alternativa para que, ao cumprirem a pena, elas possam ser donas do seu próprio negócio.

Além da qualificação profissional ofertada pelo Senac/CE dentro das unidades, os beneficiados pelo Projeto Querer continuam recebendo assistência ao serem reintegrados na sociedade para conduzirem seus projetos. Entrando em contato com a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), os beneficiados são encaminhados para consultoria com o Sebrae/CE.

Serviço:
Certificação do Projeto Querer
Data: 07/12/16
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Bloco B da Unidade Senac Centro – Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro

Voltar