Lutas e conquistas marcam o Dia do Comerciante no Ceará

Você já imaginou um mundo sem atividade comercial? Difícil, não é mesmo? Ser comerciante está entre as atividades mais antigas do mundo. Estamos falando de alguns milhares de anos, ainda na Antiguidade, quando a troca de mercadorias era feita sem qualquer unidade monetária, pelo chamado escambo. De lá para cá muita coisa mudou, e a forma de fazer comércio também. Neste dia 16 de julho, o Dia do Comerciante é comemorado para saudar esse empreendedor e profissional extremamente importante para a economia do País. Sem contar, que é também um dos que mais contribuem para a geração de emprego, e, consequentemente, para a geração de renda.

O dia 16 de julho não foi escolhido aleatoriamente. Tem um porquê desta ser a data para homenagear a profissão. Neste dia, em 1756, nasceu uma figura histórica do País, José da Silva Lisboa, que mais tarde passou a ser conhecido como Visconde de Cairu. Homem de grande visão econômica, e vivendo no Brasil Colônia, ele foi essencial para influenciar D. João VI a abrir, em 1808, os portos brasileiros para o comércio com as nações amigas, consolidando um passo importante para o desenvolvimento do País.

Além disso, o Visconde foi responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio do Brasil, antes totalmente dependente de Portugal. Foi então que Visconde de Cairu passou a ser conhecido como o Patrono do Comércio Brasileiro e, em homenagem a ele, em 1953 foi instituída a Lei criando o Dia do Comerciante.

No Brasil, a evolução dos comerciantes se confunde com o crescimento econômico do País. No Ceará, o comércio é responsável pela maior parcela do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. O Estado carrega o comércio na sua história, e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), criada e mantida pelos empresários desses setores, existe exatamente para consolidar e representar esse importante segmento, gerando resultados.

Dados do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), relativos aos últimos 10 anos, registram uma alta de 10,25% no número de empresas do setor de comércio e serviços no Ceará, gerando, no mesmo período, um crescimento de 78% relativo ao número de empregos formais nesse setor.
A Fecomércio, atualmente, congrega 33 sindicatos, que representam mais de 150 mil empresas atacadistas e varejistas. A Federação orienta e defende o setor nas esferas municipal, estadual e federal, além de desenvolver soluções para contribuir com a sustentabilidade das empresas, como a criação de serviços e produtos exclusivos. O resultado disso é um segmento mais forte, capaz de oferecer produtos e serviços de qualidade.

Também é papel da Federação acompanhar e lutar por leis que beneficiem o comércio local. Neste Dia do Comerciante, a categoria tem algumas conquistas para comemorar, como a aprovação da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) de Fortaleza, pela Câmara dos Vereadores, que abriu a possibilidade de crescimento do setor e, consequentemente, a ampliação da geração de mais empregos na cidade. Outra luta vencida foi a aprovação da Lei do Horário de Funcionamento do Comércio, que flexibiliza o horário do comércio de rua da Capital cearense.

Mas ainda há outras batalhas sendo travadas. Os comerciantes, com o apoio da Fecomércio, lutam para revogar a Lei Complementar 241 que alterou o modelo de pagamento do alvará de funcionamento e licenciamentos. “Somos aguerridos. Nossa função sempre foi e sempre será essencial para o desenvolvimento e para a boa manutenção da economia. Apesar das dificuldades para manter nosso comércio em pleno funcionamento, gerando emprego e renda, esse é um dia de comemoração e de renovar as energias para seguirmos lutando por um setor cada vez mais forte e consolidado”, destacou o presidente da Fecomércio, Maurício Filizola.