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Mais da metade dos fortalezenses pretendem ir às compras para o Dia das Mães

Mais da metade dos fortalezenses pretendem ir às compras para o Dia das Mães

Pesquisa realizada pela Fecomércio aponta ainda que o ticket médio, considerando todas as faixas de gastos, será de R$ 246

 

Consolidada como a segunda data comemorativa mais importante para o comércio, o Dia das Mães neste ano ganha mais importância em meio às dificuldades trazidas pela pandemia do novo Coronavírus. Mesmo assim, a previsão é que o varejo de Fortaleza saia ganhando nesta data. Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio-CE, revela que a maioria dos consumidores, 51,7%, irá às compras.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta que o Dia das Mães deve movimentar um volume de R$ 370 milhões em todo o Ceará, o segundo melhor resultado do Nordeste, perdendo apenas para a Bahia.

Dando prioridade aos artigos de vestuário, 31,1% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 100 com presentes ou com confraternização. O maior desembolso mencionado supera os R$ 400, para 19,5%. Até R$ 50 será o gasto máximo pretendido, no caso de 18,8%.

Em 2021, o ticket médio considerando todas as faixas de gastos será de R$ 246. Em 2019, este valor chegou a R$ 258. Fatores como desemprego recorde, pressão sobre os preços e auxílio emergencial menor tendem a contribuir para que neste ano a maioria dos consumidores gaste menos.

Itens de preferência do consumidor

 

O Dia das Mães sempre abre um leque de possibilidades com compras em vários segmentos. Mas, tradicionalmente o ramo de Vestuário e Acessórios em Fortaleza responde pela maior fatia das vendas. Neste ano, o item registrou 38,5% da preferência.

Em seguida, aparecem Perfumaria e Cosméticos (30%); Chocolates, Bombons e Trufas (19,6%); Flores (14,6%); Sapatos, Calçados, Cintos e Bolsas (12,3%). Os Celulares, Smartphones e Tablets figuram com 8,1% da pretensão de compra.

A pesquisa destaca ainda que, embora a maioria, 52,3%, tenha informado a pretensão de adquirir um presente, há uma boa parcela de consumidores que pretendem comprar dois (27,4%), três (10,1%), quatro (2,7%) e até cinco ou mais (7,5%).

Além das compras, a maioria dos fortalezenses, 60,4%, afirma que pretende comemorar a data de alguma forma. Com a recomendação atual de ficar em casa, o Dia das Mães de 2021 deverá ser nas próprias residências ou na casa de parentes para 93,2% dos fortalezenses. Outros 11,2% planejam ir a restaurantes e 8,6% ao shopping.

Consumidores preferem os shoppings centers

 

Segundo a pesquisa, os shopping centers lideram a intenção de compras, com 58,3%. Em seguida, aparecem as lojas de ruas, bairros e galerias, 22%; internet, que já aparece com força com 19,3%; ganhando inclusive dos supermercados e hipermercados, apontados por 13,3%. O comércio informal no Centro/camelôs surge com 3,1% das opções.

Como forma de pagamento, 67,9% dos entrevistados responderam que vão optar pelo cartão de crédito. A maioria, 27%, prefere pagar à vista no débito ou com dinheiro (17%). O crediário/carnê resiste com 0,7% e 0,4% ainda utilizarão o cheque pré-datado.

Para a maioria, o melhor dia de comprar o presente das mães não é definido (47,4%), mas o sábado é o mais citado nas escolhas (23,1%). A sexta-feira é a opção de dia para comprar para 13,4%. A quarta-feira também é considerada um bom dia para adquirir os presentes para muitos (12,3%).

Estratégias para atrair os consumidores

 

Muitas vezes a estratégia do lojista pode ser a diferença na decisão de compra. As promoções comprovadamente alavancam as vendas e são elas, para 53,9%, que devem puxar e influenciar a escolha de onde gastar nesta data comemorativa.

Também decisivos, os preços competitivos definem a aquisição para 46,7%. E, em terceiro lugar, a qualidade tem maior peso (42,7%). Mas há ainda outros aspectos que devem ser considerados pelos empreendedores na hora de cativar o consumidor.

A recepção dos vendedores é fundamental para 27,1% dos fortalezenses. Outros 26,8% já saem de casa com o estabelecimento onde irão comprar definido. Outros aspectos que chamam atenção da clientela são: a variedade de produtos (19,5%), vitrines bem cuidadas (13%) e a aparência dos vendedores, levada em conta por 4,9% dos consumidores.

Para saber mais detalhes da pesquisa clique aqui.

 

 

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