Maurício Filizola debate agenda do setor do comércio com o deputado federal Alexis Fonteyne

O presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, recebeu na tarde desta segunda-feira, 01, o deputado federal por São Paulo, Alexis Fonteyne, e o líder do Partido Novo no Ceará, Geraldo Luciano. No debate, os principais temas defendidos pelos empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo, como incentivo ao empreendedorismo e desburocratização para abertura de novas empresas.

Uma agenda já defendida por Maurício Filizola é a necessidade de garantir aos empreendedores do País a oportunidade de abrir novos negócios, além de criar condições para que os empresários possam manter suas empresas de portas abertas. O motivo para ver essas reivindicações atendidas é simples, o comércio de bens, serviços e turismo é um dos setores que mais contribuem para a geração de emprego e renda, sendo um agente importante para um bom empenho da economia brasileira.

Somente no Ceará, a Fecomércio conta com 33 sindicatos filiados, fortalecendo a representatividade sindical, e uma estrutura organizacional para atender às mais de 150 mil empresas do comércio. Inserida no setor terciário, a Federação representa um segmento da economia que, de acordo com dados do IBGE, responde por 52,9% do PIB estadual, sendo 16,3% referente ao comércio e 36,6% a serviços, ocupando juntos mais de 421 mil postos de trabalho.

Além disso, o Sistema Fecomércio contribui de forma direta com ações nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Saúde e Promoção Social, através do Sesc e do Senac. Maurício Filizola apresentou ao deputado Alexis Fonteyne o trabalho que o Sistema Fecomércio vem desenvolvendo no Ceará a partir da contribuição dos empresários locais. “O diferencial do que fazemos no Sistema Fecomércio é a transformação que promovemos na vida de milhares de pessoas. Não adianta você ter uma superestrutura, colaboradores preparados se o serviço não chega até a ponta, ou seja, até a sociedade, e essa é a nossa preocupação, que a população seja de fato beneficiada”, defendeu Maurício Filizola.

Alexis Fonteyne parabenizou o trabalho do Sistema Fecomércio no Ceará, afirmando que o Sesc e o Senac fazem realmente o trabalho de garantir ao povo uma oportunidade de crescimento profissional e social. “O Sesc e o Senac ensinam a pescar, e isso é importante”, pontuou.

O deputado afirmou que uma de suas lutas no Congresso será pela desburocratização para a abertura e manutenção das empresas, afirmando que empreender no Brasil  é “extremamente difícil”. Por isso, ele defende a reforma tributária e um sistema mais simples que permita a abertura de uma empresa em 24 horas. “É preciso acabar com essa burocracia no Brasil que só gera custos e não agrega valor nenhum”, avaliou.

O encontro reuniu líderes do comércio cearense: João Porto Guimarães, Cid Alves, Ranieri Leitão, Honório Pinheiro e Luiz Fernando Bittencourt e o Diretor Regional Sesc Senac no Ceará, Rodrigo Leite.