Maurício Filizola recebe empresários do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação

Uma política voltada para o desenvolvimento e a inovação das empresas do comércio. Essa é uma das principais diretrizes adotadas pelo Sistema Fecomércio em um momento em que os desafios para o setor produtivo se apresentam em todas as esferas de atuação, quer seja no âmbito tecnológico, tributário e de gestão. Nesse contexto, o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, o presidente do Conselho de Inovação, Ozair Gomes e o presidente do Conselho de Políticas Públicas, Ranieri Leitão, receberam as lideranças do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que comandam o Seitac e a Assespro. O encontro teve como objetivo identificar as principais demandas do setor e traçar um plano visando à prática da inovação como uma forma de sobrevivência e maior competitividade das empresas do comércio de bens e serviços do Ceará.
Durante a reunião, Maurício Filizola apresentou o trabalho e a atuação do Sistema Fecomércio no Ceará e ouviu as sugestões e reivindicações dos empresários do setor. Dentre elas, os empresários apontaram a necessidade de apoio à formação continuada de profissionais especializados, pesquisas realizadas pelo IPDC voltadas apenas para as necessidades do setor, uma incubadora para empresas que invistam em inovação tecnológica, alinhamento tributário entre municípios e estado, além de outras.
Maurício Filizola destacou que o Senac está aberto para a sugestão de novos cursos que qualifiquem de forma mais direcionada às necessidades das empresas de tecnologia. Assim também como informou que o IPDC realiza e desenvolve pesquisas encomendadas pelos setores, fornecendo dados que ajudem no desenvolvimento das empresas. Sobre os assuntos tributários, o presidente esclareceu que a Fecomércio está sempre atenta a esse assunto e deixou o setor jurídico da Federação à disposição dos empresários do setor de tecnologia e inovação.
O presidente falou ainda sobre a criação do Conselho Empresarial de Inovação e Pesquisa do Comércio do Ceará, que é responsável pelo estudo, sistematização, organização, desenvolvimento e gestão de todos os programas e projetos na área da Inovação e Pesquisa no âmbito da Fecomércio-CE. “O que estamos fazendo é construir junto com vocês, empresários do setor, uma proximidade para acompanharmos de perto as tendências de mercado e necessidades. Assim, podemos colocar à disposição do setor oportunidades diferenciadas. O nosso compromisso é de cooperação para avançarmos nessa área”, pontuou.
Ozair Gomes agradeceu a disponibilidade do presidente Maurício Filizola em ouvir os empresários do setor de tecnologia e inovação. De acordo com ele, a Federação é parceira das empresas e estando informada sobre as principais pautas do setor pode ajudar de maneira mais assertiva.
Também participou do encontro o Diretor Regional Sesc e Senac no Ceará, Rodrigo Leite.