Maurício Filizola recebe Onélia Santana e debatem novas parcerias

O presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, recebeu na manhã desta segunda-feira, 07, em seu gabinete, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. O encontro teve como objetivo debater a possibilidade de uma nova parceria, agora voltada para a formação de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social no Ceará. O próximo passo será agendar uma reunião com os técnicos do Sistema Fecomércio e do Governo, juntamente com a Prefeitura de Fortaleza, para definir como a parceria pode ser construída.
De acordo com a primeira-dama, foi realizado um levantamento, através do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), das famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e com crianças na primeira infância. A pesquisa apontou 48 mil famílias nessa situação, sendo 30 mil somente na zona rural.
Onélia Santana também entregou ao presidente uma lista com dados levantados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado que apontam 40 comunidades em situação de vulnerabilidade social, localizadas em Fortaleza. Segundo a primeira-dama, a futura parceria com o Sistema Fecomércio tem intenção de justamente garantir formação para essas pessoas para que elas possam garantir uma renda e sair dessa situação.
Onélia Santana explica que, por se tratar de pessoas em situação de extrema pobreza, o ideal é levar formação através de unidades móveis. Por isso, ela afirmou que pensou no Senac, que além de ser a maior escola de educação profissional do País, possui unidades móveis para levar formação até esses bairros. “Para que essas famílias possam sair da extrema pobreza é necessário capacitação”, argumentou.
Direcionamento
Segundo Maurício Filizola, antes de tudo é importante saber qual a necessidade de cada bairro ou comunidade. Ou seja, o que o mercado de trabalho está pedindo para que seja realizada uma formação direcionada, ajudando de forma mais assertiva que aquele estudante encontre uma vaga no mercado de trabalho.
E não apenas a formação para o emprego, Maurício Filizola destacou que também é imprescindível verificar a necessidade de formação para o empreendedorismo.
O presidente apresentou a Onélia Santana a atuação do Sistema Fecomércio e ressaltou que a Instituição está sempre pronta a ajudar. Não apenas na educação, o presidente explicou que o Sistema também ajuda a promover cultura, lazer, saúde e assistência.
Conforme Maurício Filizola, além da formação para essas famílias, o Sistema Fecomércio pode contribuir através de outros programas, como o Mesa Brasil, um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
O Programa, que nasceu através de uma iniciativa do Sistema Fecomércio Ceará, se espalhou para outras Federações do País. Hoje, somente no Ceará, o Mesa Brasil atende 497 instituições. “Nosso papel, hoje, é de ajudar. E a promoção social é uma das nossas áreas de atuação”, pontuou.
Parceria
O Sistema Fecomércio já possui uma parceria com o Governo do Estado. O Espaço Mais infância conta com ações programáticas realizadas pelo Sesc, e é ligado ao Programa para o Desenvolvimento Infantil – Mais Infância no Ceará, vinculado ao Gabinete da primeira-dama do Estado.