Melhores Empresas para Trabalhar: Senac e Sesc Ceará são certificados pelo GPTW

O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições do Sistema Fecomércio Ceará, acabam de receber certificação da consultoria global Great Place to Work (GPTW). A organização divulga anualmente diversos rankings, premiando as Melhores Empresas para Trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial e temático.

Em agosto, após a realização de consulta online com 1890 colaboradores em todas as unidades Sesc e Senac no Ceará, as duas instituições obtiveram avaliação positiva em critérios como confiança, credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho, camaradagem, gestão, entre outros.

Esta é a primeira vez que participam da seleção e estão concorrendo no Ranking GPTW - CEARÁ 2020. Cerca de 88% do corpo técnico respondeu aos questionários que coletaram a opinião anônima dos colaboradores. Com o resultado, as duas empresas receberam o selo e certificado Great Place to Work (Melhores Empresas para Trabalhar), ambos com validade até 2021.

Estes profissionais atuam nas 35 unidades físicas e dez unidades móveis do Sesc e Senac que abrangem todos os municípios do Ceará. No ano passado, os serviços promovidos pelo Sesc atenderam mais de 400 mil pessoas em todo o Estado e o Senac contribuiu para a capacitação de mais de 120 mil novos profissionais.

Fundadas há 72 anos, Sesc e Senac são instituições privadas, mantidas pelo empresários e  foram criadas para estimular o desenvolvimento humano dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo em todo o País. O Sesc promove qualidade de vida por meio de Programas de Lazer, Cultura, Saúde, Educação e Assistência e o Senac atua na educação profissional de jovens e adultos voltada para o mercado de trabalho.

“Sesc e Senac, assim como todo o Sistema Fecomércio Ceará, surgiram para transformar a vida das pessoas, motivando sua evolução para que contribuam com o desenvolvimento de toda a sociedade. E essa visão também se aplica ao nosso ambiente interno, na preocupação com a qualidade de vida dos nossos colaboradores. O Certificado de Melhores Empresas para Trabalhar reflete esse esforço”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola.

De acordo com o GPTW, são os colaboradores os maiores responsáveis pelo desempenho das empresas, e a opinião do quadro técnico é importante indicador na tomada de decisões.

Entre as diretrizes e práticas corporativas que motivaram o resultado de Sesc e Senac na consultoria GPTW estão: gerenciamento de clima organizacional, gestão participativa, valorização do quadro funcional.

Entre as ações implantadas está o Programa de Bolsa Incentivo, estímulo à continuidade no aprimoramento profissional e pessoal. A equipe recebe incentivos com descontos ou gratuidade em cursos do Senac; facilidades em serviços do Sistema Fecomércio, como as atividades esportivas, atendimentos odontológicos e nutricionais do Sesc e desconto nos livros da Livraria Senac. Há também as campanhas internas de orientações em segurança e saúde.

“Temos como premissa que os colaboradores são os protagonistas na atuação da instituição. Portanto, nossas ações conduzem para o engajamento, produtividade e satisfação do nosso time, que internalizou a transformação de vidas que fazemos interna e externamente. Com esta pesquisa da GPTW, estaremos mais atentos aos pontos que devemos melhorar e acreditamos que a satisfação do colaborador é um reflexo de uma gestão que está atenta e acompanhando de perto sua equipe”, analisa a Gerente de Recursos Humanos do Sesc e Senac, Yara Senna.

O cuidado com a saúde mental e emocional dos colaboradores foi uma demandas que se intensificou durante a pandemia, para isso foi criado o Projeto Escuta Ativa. “Percebemos uma demanda em colaboradores que estavam enlutados e com ansiedade devido às situações que surgiam. Decidimos implantar o Projeto, que proporciona atendimento psicológico com terapias breves para os colaboradores enlutados e que desejem ter um apoio para um momento crítico em que se encontram”, detalha a gerente.

Selo GPTW Sesc Ceará

Selo GPTW Senac Ceará